Projeto que ensina história do manguebeat com discotecagem chega à Caixa Cultural Recife; conheça
Liderado pelo músico Fred Zeroquatro com o jornalista Renato L, projeto Mangue em Movimento chega ao Bairro do Recife nos dias 19 e 20 de março

O músico Fred Zeroquatro e o jornalista Renato L, figuras centrais da história do manguebeat, têm apresentado uma espécie de aula-espetáculo sobre o fenômeno que revolucionou a música com o Projeto Mangue em Movimento.
Eles trazem olhares íntimos sobre o mangue utilizando um formato de discotecagem, com dois toca-discos e um mixer no palco. Enquanto isso, compartilham informações e análises críticas de conceitos, ajudando a compreender o principal intuito do movimento e de seus defensores.
Neste mês de março, este projeto chega à Caixa Cultural Recife, no Bairro do Recife, nos dias 19 (quarta) e 20 de março (quinta-feira), com patrocínio da CAIXA e Governo Federal. Os encontros ocorrem sempre às 15h, com entrada gratuita e inscrições no site da Caixa Cultural.
Para além da música
Na "aula", a abordagem do mangue não fica apenas no âmbito musical. "Buscamos, também, ressaltar a íntima conexão entre o Mangue Beat e o contexto social e político do seu entorno", explica Fred.
"Em especial, as transformações sofridas pelas grandes cidades; a perpetuação de desigualdades históricas; as crises políticas do período; e as mudanças tecnológicas que passaram a afetar a indústria cultural da época", diz.
"Nós escolhemos um recorte que vai do final dos anos 1980 até o início do novo milênio, em que novas manifestações culturais começam a nascer em Pernambuco. Temos um escopo variado e aprofundado que vai capacitar o público a conhecer melhor o impacto do Mangue Beat na cultura brasileira", afirma Renato L, que era chamado de "ministro da comunicação do mangue".
Paralelos com Tropicália e o Armorialismo
Na aula ainda são abordados assuntos como as semelhanças e divergências do manguebeat com o Manifesto Regionalista, a Tropicália e o Armorial, as relações do movimento com a música brasileira do novo milênio, com o audiovisual e o design pernambucanos, a materialidade do som de Chico Science, além das lições de movimentos como o Punk e o Hip Hop para o Mangue Beat.
O projeto tem produção da Janela Gestão de Projetos, de Dida Maia e Fernanda Ferrario.
O manguebeat surgiu na Região Metropolitana do Recife na década de 1990, tornando-se então uma das expressões culturais mais importantes do Brasil desde o tropicalismo.
SERVIÇO
Mangue em Movimento – Aula espetáculo com Fred Zeroquatro e Renato L
Onde: CAIXA Cultural Recife (Av. Alfredo Lisboa, 505 - Bairro do Recife)
Quando: 19 (quarta-feira) e 20 (quinta-feira) de março de 2025, às 15h
Quanto: Gratuito, com inscrições no site da CAIXA Cultural (https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Recife.aspx)
Informações: (81) 3425-1915