MAYHEM

BANDA MAYHEM NAZISTA? Entenda por que banda está tendo shows cancelados no Brasil

Turnê brasileira da banda Mayhem, criada na Noruega, está dando o que falar; suposta apologia ao nazismo tem causado cancelamentos e até ações da justiça

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 20/03/2023 às 12:39
Notícia
X

Uma turnê brasileira da banda Mayhem, criada na Noruega, está dando o que falar. Uma apresentação em Porto Alegre (RS) já foi cancelada, enquanto uma outra em Brasília (DF) também ganhar o mesmo caminho.

O motivo são as acusações de flertes do grupo com o neonazismo, movimento contemporâneo que resgata símbolos e ideologias do movimento político criado por Adolf Hitler no começo do século 20.

Desde a confirmação da turnê, pesquisadores sobre a extrema-direita passaram a alertar que a banda teria um histórico de apologias ao neonazismo. Apesar disso, há quem discorde do vínculo.

MAYHEM NAZISTA?

INSTAGRAM/EPRODUÇÃO
MAYHEM Banda tem sido acusada de apologia ao nazismo - INSTAGRAM/EPRODUÇÃO

Nas redes sociais, vieram à tona postagens reuniam declarações antigas do baterista Hellhammer contra a "mistura de raças" e os elogios de integrantes da banda ao assassinato de um homem gay cometido por Faust, ex-baterista do grupo Emperor.

A publicação desencadeou uma série de acusações e, também, de defesas para a banda norueguesa Mayhem. Em comunicado enviado pelos produtores do show, a banda diz que é uma entidade não política e que nem o grupo nem seus.

BANDA MAYHEM PORTO ALEGRE

Na última quinta-feira (16), um show da banda em Porto Alegre foi cancelado e os valores dos ingressos foram devolvidos, segundo a produtora responsável pelo evento.

Ainda na quinta, um deputado distrital Fábio Felix entregou uma representação à Polícia Civil do Distrito Federal e ao Ministério Público do DF e dos Territórios para vetar o a exibição da banda norueguesa em Brasília - o show está marcado para o dia 22.

BANDA MAYHEM EM BRASÍLIA

De acordo com o texto enviado pelos promotores (via G1), "há evidências de que integrantes e ex-integrantes da banda estão envolvidos com apologias neonazistas, suicídio, canibalismo e assassinato, além de diversos tipos de violências e discriminações, incluindo queima de igrejas, referências à extrema violência, incitação à mutilação, declarações racistas e antissemitas, entre outros".

Eles acrescentaram ainda que "a liberdade de expressão tem relevante papel no Estado Democrático de Direito, mas não pode implicar na aceitação jurídica da promoção de discurso de ódio e/ou do ataque, em espaço público ou privado, de qualquer indivíduo, grupo ou coletividade."

Tags

Autor