CINEMA

MARTE UM: Conheça o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar de 2023

"Marte Um", do diretor mineiro Gabriel Martins, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para representar o Brasil no Oscar de 2023

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 05/09/2022 às 14:55
Notícia
X

O longa-metragem "Marte Um", do diretor mineiro Gabriel Martins, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para representar o Brasil no Oscar de 2023.

A Academia chegou na decisão nesta segunda-feira (5), escolhendo o filme numa lista que também tinha produções como "A Mãe", "A Viagem de Pedro", "Carvão", "Pacificado" e "Paloma".

"Marte Um" foi exibido no Festival de Sundance e premiado no 50º Festival de Cinema de Gramado, onde levou quatro estatuetas - Melhor Longa do Júri Popular, Melhor Roteiro, Trilha-Sonora e Prêmio Especial.

Qual a história do filme 'Marte Um'?

DIVULGAÇÃO
CINEMA "Marte Um", de Gabriel Martins, foi escolhido para concorrer uma vaga no Oscar 2023 - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
CINEMA "Marte Um", de Gabriel Martins, foi escolhido para concorrer uma vaga no Oscar 2023 - DIVULGAÇÃO

O filme de Gabriel Martins conta a história de um menino negro do interior de Minas Gerais. O seu pai trabalha como porteiro e a mãe, que é doméstica, cultiva o sonho de virar astronauta.

A narrativa do longa começa com a eleição de 2018 e, em seguida, reflete sobre as possibilidades de futuro para o Brasil nos anos de Jair Bolsonaro no poder.

"Marte Um" marcou a estreia de Gabriel Martins, cineasta negro ligado à produtora mineira Filmes de Plástico, na direção. A companhia também é responsável por obras como "Temporada" e "No Coração do Mundo".

O Oscar de 2023 será realizado em março. Os finalistas serão divulgados apenas em fevereiro. Cada país não anglófono disponibiliza um filme para ser avaliado para a categoria "Melhor Filme Internacional".

Em 2021, o filme escolhido por "Deserto Particular", de Aly Muritiba. O último filme brasileiro a aparecer na lista foi Central do Brasil, em 1999.

O cinema brasileiro já emplacou indicações demelhor direção, com "Cidade de Deus", melhor animação, com "O Menino e o Mundo", e melhor documentário, com "Democracia em Vertigem".

Tags

Autor