DIVERSÃO

Os Croods 2 é um filme para apreciar com os olhos e o coração

Animação ganha sequência inspirada, que estreia nos cinemas nesta quinta-feira no Brasil

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 29/06/2021 às 21:03
DIVULGAÇÃO
ROTEIRO Conflitos familiares ganham mais relevância, conquistando adultos e crianças - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Sucesso lançado em 2013, com direito a uma bilheteria robusta e indicação ao Oscar, Os Croods ganharia uma sequência já em 2017, mas problemas no roteiro e pós-produção adiaram o filme para 2020. Eis que, no fatídico ano, os cinemas fecham por conta do novo coronavírus e a adorável família do tempo das cavernas só conseguiu ser vista em algumas partes do mundo, como os EUA. Agora, por fim, a espera dos brasileiros vai acabar. Os Croods 2: Uma Nova Era chega nesta quinta-feira (1º) às salas do Recife de outras cidades onde os cinemas já foram reabertos.

Acostumados com os perigos da vida, lutando diariamente para sobreviver aos ataques de bichos, à fome e às intempéries, os Croods surgem no novo filme cansados e famintos, atravessando um local de seca. O patriarca Grug continua sua missão de manter o bando unido e se sente cada vez mais ameaçado pela paixão de sua filha mais velha, Eep, com Guy, o jovem órfão, nômade e inventivo que se juntou à família no filme anterior.

Guy deseja mais privacidade com a amada e que, juntos, construam um lar. A ideia apavora Grug, que, por sorte, descobre um lugar paradisíaco, com muita comida, tecnologia e proteção. Este local é a casa dos Belmelhores, que por coincidência conheciam a família de Guy. Com hábitos refinados, eles menosprezam a natureza dos Croods, a quem consideram seres menos evoluídos.

Bem e Esperança Belmelhores desejam que os visitantes partam logo, mas que deixem Guy, a fim de que ele se relacione com a única filha deles, a superprotegida Aurora. Proibida de cruzas os altos muros que separam o terreno da família do resto do mundo, ela sonha com aventuras.

Enquanto para os Croods o conceito de individualidade é inexistente, para os Belmelhores, ele é regra. Tudo nas duas famílias é contrastante e esse choque entre o que é considerado moderno e arcaico está entre as melhores coisas do filme. As visões em relação ao conceito de família e às necessidades de crescimento de cada um também são trabalhados de forma complexa pelo roteiro.

Visualmente deslumbrante, o longa é divertido, com muitas tiradas cômicas para os pequenos, mas também para os adultos. Croods 2: Uma Nova Era subverte vários clichês: Eep e Aurora em nenhum momento se enxergam como oponentes e travam uma amizade marcada pela sororidade. Não há, também, um vilão: as maneiras diferentes de enxergar a vida acabam se complementando e os dois clãs vão, aos poucos, aprendendo a observar os pontos positivos um do outro.

Há, portanto, várias histórias se entrecruzando no longa (família, feminismo, amor, crescimento individual, identidades culturais, entre outros), que apesar de tratá-las com complexidade, em nenhum momento se torna enfadonho. Pelo contrário: há comédia e ação há todo momento, sempre pontuadas pela emoção. O longa consegue a façanha de honrar seu antecessor e, mais, avançar na história e na complexidade dos personagens. A espera valeu a pena.

 

Comentários

Últimas notícias