'Jornal Hoje', da TV Globo, completa 50 anos nesta quarta-feira (21)
Telejornal vespertino da emissora atualmente é comandado por Maria Julia Coutinho

Completando 50 anos nesta quarta-feira (21), o Jornal Hoje, da TV Globo, quando entrou no ar pela primeira vez em 21 de abril de 1971, tinha um outro objetivo: ser uma revista eletrônica voltada para o público feminino. Cinco décadas depois, o vespertino segue na ativa como um noticiário do Brasil e do mundo junto a uma linguagem leve e informal no horário do almoço.
>> Aluna 'engana' Jornal Hoje e escreve 'Fora Bolsonaro' em coreano durante matéria
>> Maju Coutinho estreia como apresentadora titular do 'Jornal Hoje'
>> Sandra Annenberg se emociona ao se despedir do 'Jornal Hoje'
Nestes cinquenta anos, o telejornal marcou a carreira de muitos nomes do jornalismo brasileiro. Fátima Bernardes, Pedro Bial, Renata Vasconcellos e William Bonner são alguns dos que já exerceram a função que hoje cabe a Maria Julia Coutinho.
"Era o telejornal a que eu assistia quando chegava da escola. Onde conheci minhas primeiras referências de repórteres, como a Sandra Passarinho. Foi também nesse telejornal que virei editora-chefe. Passei um ano no comando do JH. Foi um ano intenso, com o acidente com o Fokker 100 da TAM e os Jogos Olímpicos de Atlanta. A equipe tem que ser muito ágil na preparação das reportagens" conta Fátima, hoje apresentadora do Encontro.
Pedro Bial apareceu no vídeo pela primeira vez fazendo entrevistas de sábado para o Jornal Hoje. "O Hoje resgatou, e tem até hoje, esse papel do jornal vespertino, uma tradição que se mantem e se renova na televisão. Além da excelente cobertura diária, sempre que uma grande notícia acontece no início do dia, sintonizamos no Jornal Hoje para acompanhar uma cobertura marcada pela excelência dos fatos. O Hoje tem um significado extraordinário para mim. Foi onde me formei no jornalismo diário e onde tive a felicidade e conhecer e dividir a redação com grandes nomes como Rubem Braga e Paulo Francis", conta o hoje apresentador do Conversa com Bial.
50 ANOS DEPOIS
Apresentadora titular do Jornal Hoje desde setembro de 2019, Maju Coutinho reflete sobre os 50 anos do jornalístico: "É uma dupla realização estar à frente do JH. Primeiro pela importância desse telejornal, sua história, por fazer parte desse time incrível de apresentadores que deixaram sua marca. E ancorar este telejornal no seu cinquentenário, que ocorre no mesmo período de uma pandemia e de uma epidemia de notícias falsas, é marcante na trajetória de qualquer profissional. É clichê, mas é real: estamos vivendo a história em toda sua fúria. Ainda levará tempo para desvendarmos tudo o que está acontecendo".