Lirinha participa de conversa sobre literatura, música e teatro
Papo com o cantor, ator e escritor pernambucano é transmitido nesta quinta (5), no YouTube

José Paes de Lira, o Lirinha, é o convidado desta quinta-feira (25), 19h, do Sonora Coletiva, no Canal multiHlab, do ProfSocio/Fundaj. Ele conversa com Allan Monteiro, Cristiano Borba e Túlio Velho Barreto sobre literatura, música, teatro e outras linguagens artísticas. A transmissão acontece às 19h, no YouTube.
Ao longo de sua carreira, além de álbuns e DVDs com o Cordel do Fogo Encantado, lançados entre 2001 e 2006, e de sua carreira solo, Lirinha compôs e participou de várias trilhas sonoras de filmes, como o Lisbela e o Prisoneiro (2004), dirigido por Guel Arraes.
Desde 2004, atuou, escreveu e dirigiu várias peças de teatro. E também atuou em filmes, como Deus é Brasileiro, dirigido por Cacá Diegues (2002), e Árido Movie, de Lírio Ferreira, em 2006. Nesse mesmo ano, recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor compositor de MPB, a mesma entidade que consagrou o Cordel do Fogo Encantado como a revelação de 2001, sendo este apenas um entre os vários prêmios conquistados pela banda e por ele em sua carreira solo. A
No teatro, fez a direção musical de A Luta, da peça Os Sertões, dirigida por José Celso Martinez, e colaborou na trilha sonora e declamou versos em Cão Sem Plumas, espetáculo de Deborah Colker, adaptação do poema homônimo de João Cabral de Melo Neto.
Já sua obra literária inclui os livros Garoto Cósmico: Uma Aventura que Gira Mundos! (Editora FTD, 2006) e Mercadorias e Futuro, (Editora Ateliê, 2008).
SOBRE O PROJETO
Sonora Coletiva é o canal experimental da revista eletrônica de divulgação científica COLETIVA, publicada pela Fundaj. Sediada no Recife, a revista disponibiliza dossiês temáticos com uma perspectiva de diálogo entre saberes acadêmicos e outras formas de conhecimento, prezando pela diversidade sociocultural e liberdade de expressão. É voltada para um público amplo, curioso e crítico.
Originalmente um podcast, no atual formato transmitido pelo Youtube, o Sonora Coletiva tem a música e a poesia como dois de seus temas centrais. O projeto integra o ProfSocio, o multiHlab e a Villa Digital, envolvendo as diversas diretorias da Fundaj.