
O Circuito Cultural Digital de Pernambuco dá início, nesta terça-feira (8) à quarta e última etapa de sua edição 2020. Até sexta (11), a programação - que acontece através do canal do Youtube do evento - vai receber as vencedoras do último Jabuti Nélida Piñon e Cida Pedrosa, prestar uma homenagem ao centenário de Clarice Lispector e realizar os lançamentos dos livros vencedores do Prêmio Cepe Nacional de Literatura, entre outros destaques.
Assim como aconteceu nas etapas anteriores, há também uma extensa programação voltada ao público infantil, com contações de histórias e apresentações musicais. A programação completa do Circuito Cultural Digital de Pernambuco pode ser conferida aqui.
Confira os destaques de cada dia:
Primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras (1996-1997) e feminista histórica, a carioca Nélida Piñon abre a programação nesta terça-feira, às 17h, com a live Escrita literária: oficio e vocação. Com mais de 25 livros publicados, traduzidos para 30 países, Nélida Piñon é dona de uma prestigiada trajetória, tendo arrebatado mais de vinte prêmios nacionais e internacionais – entre eles, o Príncipe de Astúrias e três Jabutis em 2005/ 2020. No Circuito pernambucano, ela conversará com o crítico Péron Rios sobre sua vida, criação literária, a longa relação com a escrita e paixões pessoais.
Na quarta-feira (9), às 19h, a Cepe Editora fará o lançamento coletivo dos vencedores da quinta edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura. Vai reunir os escritores Emir Rossoni (Rio Grande do Sul, autor do livro de contos Erros, errantes e afins), Zulmira Alves Correia (Ceará, autora do livro de poesia As cartas de Maria) e Vanessa Molnar (São Paulo, autora do romance A importância dos telhados) em conversa como jornalista e editor da Cepe, Diogo Guedes.
Na quinta-feira (10), o bate-papo sobre a relação da escritora Clarice Lispector com a cidade do Recife, onde viveu dos 2 aos 14 anos de idade, é uma das grandes pedidas do Circuito. O encontro reunirá a jornalista Clarice Hoffmann, a ilustradora Clara Moreira e o ilustrador Greg, que preparam a HQ sobre Clarice a ser lançada pela Cepe em 2021.
Na sexta-feira, às 14h, a escritora Cida Pedrosa conversa com o jornalista e escritor Samarone Lima sobre como foi o processo de criação do seu premiado livro Solo para Vialejo, lançado pela Cepe em 2019. No mesmo dia, às 19h, a editora lança o livro Brasileirismos e conexões em Gilberto Freyre, escrito pelo antropólogo, pesquisador Raul Lody.
Comentários