Festival Fico Em Casa tem edição brasileira com Emicida, Daniela Mercury, Adriana Calcanhotto e mais de 60 artistas
Ana Garcia, do festival Coquetel Molotov, participa da organização do evento que tem sua primeira edição brasileira entre os dias 24 e 27 de março. Todos os shows serão por streaming e gratuitos
As opiniões estão divididas nas redes diante do discurso da cantora Daniela Mercury em defesa da peça O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu - FOTO: Foto: Fundarpe/Divulgação
Em todos os países mais afetados pelo novo coronavírus, produtores e artistas têm tentado encontrar saídas para continuar movimentando as cenas culturais e ajudar as pessoas que estão em casa, isoladas, a se entreterem. Shows por streaming foram alternativas escolhidas por bandas e cantores internacionais recentemente, como Miley Cirus ou Bono Vox nos últimos dias. No Brasil, esta parece também ser uma tendência que deve ganhar força nas próximas semanas. A produtora musical e idealizadora do festival Coquetel Molotov, Ana Garcia, participa ativamente da organização do Festival Fico em Casa BR junto com um grande grupo de bandas, agentes e outros produtores de todo o Brasil, como o festival Bananada e Mídia Ninja.
A primeira edição já tem data marcada: será entre os dias 24 e 27 de março, com mais de 60 atrações. Cada apresentação vai durar 30 minutos, sempre das 14h às 23h e tanto a dinâmica quanto o nome foram inspirados no modelo português. A iniciativa brasileira foi divulgada através do Instagram na última quarta-feira e, em poucas horas, já somava milhares de seguidores.
Na tarde desta quinta-feira (19), a programação completa foi divulgada e traz grandes nomes da música nacional, além de bandas e artistas autorias locais, como Emicida, Adriana Calcanhotto, Luedji Luna, Maria Gadú, B Negão, DJ Rennan da Penha, Daniela Mercury ou ainda Francisco El Hombre. Funk, rap, MPB, axé, rock, cumbia e tantos outros ritmos sendo representados neste line-up. A transmissão será realizada pelo instagram dos artistas e retransmitido pelo canal de YouTube do FestivalFicoEmCasa e do instagram @festivalficoemcasabr.
"Estávamos todos pensando no que podíamos fazer para movimentar, dar esperanças e também ajudar para que as pessoas não ficassem em casa só consumidas pelas notícias. Portugal já está de quarentena há duas semanas e tiveram essa ideia do Festival Fico em Casa, vimos que podia funcionar aqui também", conta a produtora pernambucana.
Em poucos dias, o projeto foi crescendo. Alguns artistas pernambucanos também já estão confirmados para a primeira edição. Romero Ferro, Academia da Berlinda, Bule, Guma e Ciel Santos, por exemplo, se apresentarão ao vivo, de suas casas ou estúdios.
"O festival é todo gratuito. Essa primeira edição vai ser bem importante para a gente entender o funcionamento e a receptividade do público. Pretendemos continuar sendo gratuito, mas queremos parcerias com marcas que apoiem a ideia, assim vamos conseguir estimular e incentivar os artistas nestas semanas mais difíceis. Precisamos cuidar do distanciamento social que está se criando, como vamos ficar? Não temos uma ideia real de quando vamos poder ter eventos com um grande público novamente", pontua Ana.
É tempo de repensar nos formatos de encontros e diversão - que também são necessários em tempos como estes. Cada um em seu quarto, varanda ou sala de estar, vibrando e dançando em coletivo.
Luedji Luna, cantora baiana - DIVULGAÇÃO
Trio pernambucano Guma - DIVULGAÇÃO
O quinteto Francisco El Hombre - DIVULGAÇÃO
DJ Rennan da Penha - DIVULGAÇÃO
Banda pernambucana Bule tem influência nos anos 80 - DIVULGAÇÃO
A produtor musical Ana García, idealizadora do festival Coquetel Molotov - HANNAH CARVALHO/ DIVULGAÇÃO
O rapper Emicida, que se apresenta neste sábado em Olinda, fala sobre os novos caminhos do rap e cobranças sobre suas origens; confira entrevista - Foto: Divulgação
A cantora Adriana Calcanhoto é convidada para ser embaixadora da Universidade de Coimbra desde 2015 - Foto: Leo Aversa/Divulgação
As opiniões estão divididas nas redes diante do discurso da cantora Daniela Mercury em defesa da peça 'O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu' - Foto: Fundarpe/Divulgação
Festa acontece neste sábado (2), na Casa da Rabeca, com Eddie, Academia da Berlinda e Quarteto Olinda - Divulgação
Confira a programação completa do Festival Fico em Casa BR:
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Comentários