saúde | Notícia

Frutas à noite são aliadas ou vilãs do sono? Saiba de vez se é mito ou verdade

Descubra a verdade sobre o mito em relação à ingestão de frutas antes de dormir e saiba quais as piores refeições para quem deseja um sono tranquilo.

Por Caio Moraes Publicado em 03/07/2024 às 17:06

Comer frutas à noite faz mal? A resposta depende! Refeições pesadas perto da hora de dormir podem atrapalhar o sono, mas peças de fruta como lanche geralmente não causam problemas.

Leia também: Qual o melhor lado para dormir para facilitar a digestão?

Muitas pessoas se questionam se comer fruta à noite é prejudicial ou se é apenas um mito.

  • Afinal, quem nunca teve vontade de saborear uma fatia suculenta de melancia ou morangos frescos antes de dormir? 

Veja nesta matéria os impactos e benefícios dessa escolha antes de dormir.

Quais refeições não são recomendadas?

  • Refeições completas: Comer uma refeição completa pouco antes de dormir pode afetar nossos ciclos de sono. O processo digestivo pode interromper a qualidade do descanso, mas isso não se aplica necessariamente às frutas.
  • Comidas processados: Alimentos processados, como salgadinhos industrializados, podem prejudicar o sono devido aos seus efeitos no nível de energia. No entanto, as frutas são uma exceção nessa lógica.

Por que escolher frutas?

  • Nutrientes benéficos: A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos sugere que a fruta é uma opção saudável à noite. Por exemplo, uma banana antes de dormir fornece potássio, que ajuda a prevenir cãibras nas pernas.
  • Magnésio para relaxamento: Frutas ricas em magnésio, como bananas, damascos e tâmaras, podem contribuir para um relaxamento melhor e, consequentemente, um sono mais tranquilo.

Evite excessos

  • Evite consumir grandes porções de fruta à noite. O excesso pode atrapalhar a digestão e impactar o sono, se a fruta causar desconforto digestivo, é melhor evitar antes de dormir.

Descubra o que é melhor para você e evite aquelas que não te fazem bem nessa hora do dia.

Compartilhe