No aniversário do Cabo de Santo Agostinho, comemore com passeios
O município da Região Metropolitana do Recife completa 144 anos nesta sexta (9); aproveite a data para passear nele

Com muita história para contar e muito o que se aproveitar. O Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, completa 144 anos nesta sexta (9) e a melhor forma de comemorar é curtindo o que o município tem de melhor. E olha que passeios não faltam na área.
Engenhos e fortes
Um bem legal é conhecer os engenhos e fortes da cidade. Entre eles, o Engenho Massangana do século XIX que é tombado pela Fundarpe como Parque Nacional da Abolição e foi moradia na infância do abolicionista Joaquim Nabuco. Outro lugar na área que vale visitação é a casa-grande do antigo Engenho Guerra que, segundo estudiosos, foi construído no fim do século 19 ou início do 20. Depois de muitos anos abandonado, o casarão foi restaurado preservando suas características originais.
A área do litoral do município também conta com várias construções históricas (os vídeos foram gravados antes da pandemia). O Forte Castelo do Mar, construído em 1630, ficou conhecido na época como a mais importante edificação militar do litoral pernambucano e era responsável pela defesa da entrada do Porto de Nazaré na guerra dos portugueses e holandeses.
Também há o Forte São Francisco Xavier, construído no mesmo ano, que tem formato de pentágono e oferece uma visão privilegiada da praia de Gaibu.
Rapel na Pedra da Pimenta
Aqui vai uma dica quente pra quem gosta de aventura. Trata-se do rapel na Pedra da Pimenta, situada no distrito de Jussaral, a 420 metros de altura, considerado o ponto mais alto da Região Metropolitana do Recife (RMR). O calor da paisagem e da adrenalina são garantidos no local.
Passeio de caiaque e SUP
O Cabo de Santo Agostinho vai muito além das praias e mostra riqueza também com seu mangue. É possível explorar a vasta área do manguezal da Praia de Suape com um passeio de caiaque ou Stand Up Paddle (SUP) que mistura contemplação e aula sobre a importância deste bioma para o meio ambiente.
Passeio de buggy
Que tal conhecer todas as praias do Cabo de Santo Agostinho de uma só vez e com a emoção de um buggy? Nada mal né? O roteiro passa pelas praias de Calhetas, Itapuama, Paiva, Pedra do Xaréu, Gaibu, Enseada dos Corais, Paraíso e Suape. É uma ótima e rápida forma de curtir todo o litoral do município e aproveitar o melhor de cada ponto.
Surfar em Itapuama
Além de lazer, as praias do Cabo de Santo Agostinho também são bastante procuradas para esportes. A principal, sem dúvida, é a de Itapuama, famosa por ser um dos principais pontos de surfe no Estado e já ter recebido diversas competições nacionais e seletivas internacionais.
Curtir Calhetas
Uma pequena, mas preciosa joia. Assim é a praia de Calhetas, conhecida como a “Esmeralda de Pernambuco”. O significado do nome dela no dicionário (pequena enseada) é auto-explicativo já que a mesma tem apenas 150 metros de extensão. Fazendo valer a expressão de que tamanho não é documento, a minúscula praia consegue ser gigante em charme e atrativos. Um dois atrativos é a tirolesa (o vídeo foi gravado antes da pandemia).
Passeio de jet ski
Quem visita a Praia de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, tem a opção de conhecer o local com a adrenalina de um jetski. O serviço é oferecido pela Suape Porto Adventure que fica localizada ao lado do conhecido Bar do Eloi.