
Johnny Nash, falecido nessa terça-feira, aos 80 anos, foi mais um dos tantos one-hit wonder (grosso modo, "estrela de um sucesso só) da música americana (internacional) Em 1972, emplacou um primeiro lugar no paradão da Billboard, com I Can See Clearly Now (de sua autoria), canção de melodia contagiosa, com pegada leve de reggae. A música tornou-se um standard na programação das rádios mundo afora. É tocada há 48 anos.
Fosse apenas por este sucesso único, a morte de Johnny Nash teria menos espaço na mídia. Feito Pilatos no Credo, Nash entrou por acaso na história do reggae. Em 1971, foi gravar na Jamaica e um amigo em comum o apresentou a Bob Marley, então conhecido apenas em seu país, e na colônia caribenha na Inglaterra. Bob apressou-se a lhe mostrar suas músicas. Nesta época, ele já estava com quase dez anos de carreira, e já se podia dizer que tinha uma obra. Nash, que abrira uma pequena gravadora, a JAD, gostou do que ouviu, e contratou Bob Marley. A JAD fez uma parceria com a CBS, que passou a divulgar e distribuir seus discos. Assim Marley acabou em uma das maiores gravadoras do planeta.
Johnny Nash foi convidado pra fazer um filme na Suécia, e levou Bob Marley pra trabalhar na trilha sonora. O frio do país, o desconhecimento do idioma, entre outras coisas, bloquearam a inspiração de Marley. Ele não fez nenhuma música pro filme, mas continuou com Nash, quando este foi gravar o álbum de estreia em Londres. Embora tivesse começado no disco em 1957, Johnny Nash ainda não tinha feito sucesso. O sócio de Johnny Nash mandou buscar na Jamaica, os demais integrantes dos Wailers. Pretendia aproveitar estar na Inglaterra para divulgar o trio com shows em Londres.
Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Livingstone participaram das sessões do LP de Nash, com a banda do cantor americano.
O álbum tem três composições de Marley, Stir it Up, Guava Jelly e Comma Comma, além de uma parceria com Johnny Nash, You Poured Sugar On Me. Stir. it Up foi o segundo hit do disco, chegou a 12° lugar nas paradas da Inglaterra, sendo primeira música de Bob Marley a tocar bem no rádio americano, quando o LP estourou a marca de 1 milhão de cópias vendidas (só nos EUA). Afora isso, Johnny Nash foi um grande cantor, mesmo sem ter feito outro álbum com a qualidade do I Can See Clearly Now. A canção desde então teve várias regravações. Em 1993, Jimmy Cliff voltou a colocar a música na parada da Billboard, chegando a um 38º lugar.
O jornalismo profissional precisa do seu suporte.
Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.
Apoie o JC
Comentários