Memória

Peter Green, fundador do Fleetwood Mac, morre aos 73 anos

Ele figura sempre nas listas de melhores guitarristas da história do rock

Imagem do autor
Cadastrado por

José Teles

Publicado em 25/07/2020 às 16:04 | Atualizado em 25/07/2020 às 17:41
Notícia
X

Peter Green, pouco lembrado guitar hero inglês dos anos 60, teve sua morte anunciada, neste sábado, por sua família. Foi dito apenas que ele faleceu tranquilamente enquanto dormia. Ficou-se de fornecer mais detalhes nos próximos dias. Green figurava entre os grandes guitarristas ingleses da década de 60. Com Jimi Page, Jeff Beck e Eric Clapton tocou na melhor fase do antológico grupo Bluesbreakers, de John Mayall (para o qual entrou em 1966). Com Mick Fleetwood fundou o Fleetwood Mac em 1967, uma banda de blues originalmente batizada de Peter Green’s Fleetwood Mac.
Como líder do Fleetwood Mac, Green gravou três álbuns, Fleetwood Mac (1968), Mr. Wonderful (1968), Then Play On (1969) . Deixou a banda em 1970, quando começou a sentir os primeiros sintomas de esquizofrenia, que o afastou do palco durante anos, com eventuais retornos. Mas Green nunca se recuperou, embora continuasse tocando muito bem. Tinha uma admiração especial por Eric Clapton, confessou numa entrevista concedida em 1996, à revista inglesa Terrascope. Segundo músicos que o conheceram, ou tocaram com ele, o uso pesado de LSD contribuiu para desencadear os problemas psiquiátricos do guitarrista. Algo parecido com o que aconteceu com o fundador do Pink Floyd, Syd Barrett.
Peter Green nasceu em Londres, começou a tocar aos onze anos, quando um amigo, mais velho, chamado Mick Maynard, dono de uma ótima coleção de blues, permitiu que ele os escutasse. Foi assim que Green conheceu Muddy Waters, John Lee Hooker, Otis Rush, Howlin Wolf.

Várias vezes internado, com crises de tempos em tempos, ele, na década de 90 montou a banda Peter Green Splinter Group, com a qual gravou nove álbuns. Depois tocou com a Peter Green and Friends, e gravou um álbum com Mick Fleetwod.  Seu talento e importância foram reconhecidos. Peter Green faz parte do seleto Rock and Roll Hall of Fame, por exemplo. Em fevereiro de 2020, Mick Fleetwood organizou um concerto em homenagem ao guitarrista, no London Palladium, intitulado Mick Fleetwood and Friends Tribute to Peter Green. Entre os que participaram, estavam David Gilmour, Billy Gibbons (Z.Z Top), Johnny Lang e Andy Fairweather-Low. Green não chegou a desfrutar do imenso sucesso que o Fleetwood Mac alcançaria nos anos 70. Durante a década gravaria em alguns discos do grupo, sem ser creditado. Participou de álbuns de muita gente boa em Londres, mas os problemas que criava o levaram a se afastar da cena musical por vários anos.
Ironicamente, o primeiro hit do Fleetwood, na Inglaterra foi com uma música de Peter Green, Albatross. Outra composição sua que se tornou um clássico, Black Magic Woman, um dos maiores hits do guitarrista Carlos Santana, com a Santana Band.

 

 

Tags

Autor