
Um antigo e visionário filme de 1980 contava a história de um surfista que aprendeu a surfar em ondas artificiais e ganhava um campeonato em uma piscina de ondas. Como premiação ganhou uma passagem para o Havaí e descobriu o oceano e todo o “universo”do surfe. Esta história que parecia ser de ficção, hoje é pura realidade e esta bem próximo de acontecer no Brasil com a construção de duas piscinas para a pratica do surfe.
Antes de escrever sobre o Brasil vou apresentar as mais famosas piscinas ao redor do mundo.
Depois de ser apresentada pelo seu criador Kelly Slater , o Surf Ranch tornou-se a mais famosa por sediar o primeiro campeonato mundial em ondas artificiais, em 2018, sob a chancela da poderosa WSL tendo como seu primeiro campeão o virtuoso brasileiro Gabriel Medina. Situado em um lago no interior da California, em Lemoore, a 200 milhas afastada do mar, começou a ser construída em 2015 cercada por fazendas de gado. Foi definida pelo seu criador como a primeira onda fabricada pelo homem com força e a forma de uma onda oceânica.
Também nos Estados Unidos e inaugurada em 2018, está a BSR Cable Park surf Resort, localizada em Waco,Texas. Esteve fechada durante seis meses, após a morte trágica do surfista americano Fabrizio Stabile causada por ter contraído ameba (Naegleri fowleri), conhecida como “ameba comedora de cérebros”, para a instalação de um sistema de filtragem que transformou a água da piscina que tinha a coloração esverdeada em uma água cristalina. De acordo com o proprietário Stuart Parsons "Basicamente, estamos com uma água potável com um alto padrão de qualidade,diz o proprietário Stuart Parsons. Por algo em torno de 100 solares você poderá surfar durante 60 minutos. No ano passado, 2019, a American Wave Machines (AMW), responsável pela piscina de Waco, anunciou um acordo com o grupo imobiliário JHSF Participações S.A para criar em São Paulo duas piscinas. o CEO da JHSF, Thiago Alonso, disse que é o primeiro passo de um grande projeto para espalhar piscinas de ondas pelo Brasil.
A onda da Surf Lakes foi apresentada ao mundo em 2018 pelo australiano ídolo mundial Mark Occhilupo, causando um assombro pela formal surreal que onda é gerada. Provavelmente será a onda artificial mais perfeita já criada pelo homem. Localizada em Yeppoon, no estado de Queensland, Austrália. A piscina,
impressionou pela sua nova forma de gerar ondas diferente de todos os outros.
A Surf Lakes funciona através de um êmbolo gigante no centro de um lago que bombeia ondas num raio de 360 graus. No ano passado, após detectada uma falha na biela principal do gerador de ondas central, a Surf Lakes corrigiu e melhorou as suas ondas. A previsão é que os testes estariam concluídos no final de 2019 e o projeto comercial pronto para licenciamento em 2020. Ela foi projetada para produzir 5 ondas de níveis diferentes e simultâneas, tendo ondas parecidas como as formadas em fundo de areia, chamadas de “beach breaks” para surfistas iniciantes, e também ondas mais rápidas e tubulares, como as dos fundos de pedras, chamadas “point breaks” para surfistas experientes. Em um dos testes a Surf Lakes gerou 4 ondas consecutivas que atingiram 1,8 metros de altura, ajustes estão sendo feitos para ela atingir os 2,4 metros nos próximos meses.
Também na Australia em Melbourne, será inaugurada pela URBNSRF mais três piscinas, as outras são em Sydney e em Perth, usando a tecnologia Wavegarden . Foi divulgado, em 2019, durante seu lançamento que usando essa mesma tecnologia já existem 20 projetos similares em construção em todo o mundo. O modelo conta também com bares, lojas, um centro de fitness, espaços para festivais e eventos, além de um centro de treinamento de alto desempenho e uma academia de surfe interna. Ela promete 1000 tubos perfeitos de seis pés a cada hora. Localizado perto do aeroporto de Melbourne.
Esta mesma tecnologia já esta funcionando no Texas, (EUA). Lá esta o NLand Surf Park, localizada em Austin. Embora não haja areia e pouca flutuação por causa da agua doce, lá estão as ondas mais autênticas da costa norte-americana sob um sol escaldante durante o verão.
Conhecida por propiciar muita diversão, a Disneylândia também tem surfe. Lá esta Typhoon Lagoon, na Flórida (EUA). Cercado de água por todos os lados Typhoon Lagoon é a atração principal da área de parques aquáticos da Disney: uma piscina de ondas de 2,5 milhões de litros, que oferece ondas de 6 pés formadas a cada 90 segundos.
Siam Park é um parque aquático com tema oriental, localizado na Costa Adeje, em Tenerife, nas Ilhas Canárias espanholas. La está o The Wave Palace, a maior piscina de ondas do mundo. Os tubos de três metros de altura atraíram alguns dos melhores surfistas do mundo nos últimos verões. Na festa de encerramento do Campeonato Las American Pro Tenerife, em fevereiro de 2019, 14 profissionais foram ao Wave Palace.
Seguindo o exemplo das construções australianas, a Wavegarden Cove, Montgat na Espanha, no país Basco lançou o primeiro complexo público e comercial, na cidade costeira mediterrânea de Montgat, perto de Barcelona. É uma cópia do URBNSRF, uma enorme lagoa azul-esmeralda em forma de vela com ondulações consistentes, esquerdas e direitas para que for a San Sebastian ou Biarritz.
Situado no Englischer Garten, em Monique, na Alemanha, a onda do rio Eisbach foi projetada por Rainer Klimaschewski. Foi um dos pioneiros na tecnologia de ondas criadas pelo homem. De aguas geladas é a única onda artificial em um centro urbano do planeta, separe um boa roupa de borracha pra surfa-la.
A famosa revista Surfer Magazine classificou a Wadi Adventure , situada em Al Ain, Emirados Árabes, como a 41ª melhor praia de surfe do mundo graças ao desenvolvimento da engenharia nos Emirados Arabes. Ela esta no meio de um oásis no deserto perto da fronteira com Omã.
Em Sunway Lagoon, Kuala Lumpur, na Malásia também tem ondas artificiais. Muito procurada pelos moradores das Ilhas Perhentian ou da costa de Langkawi. Com 13.000 m2 de praias artificiais no verão o surfe é praticado e autorizado apenas por duas horas ao dia, com pranchas disponíveis para aluguel e para felizardos 12 surfistas.
Na America do Sul o Brasil aparece como o primeiro país a ter piscina de ondas artificiais, dois projetos estão em andamento no país em São Paulo e em Santa Catarina.
O mais destacado deles é o SurflandBrasil Clube & Resort que está sendo construído em Garopaba. O empreendimento começou suas obras em abril, sendo um modelo mobiliário sustentável, e a previsão de entrega está prevista paranovembro de 2022.Utilizando a tecnologia internacional Wavegarden que estão utilizadas em dois projetos já inaugurados: na piscina de Bristol, no Reino Unido e na piscina de Melbourne, na Austrália. Nela serão geradas ondas a cada quatro segundos, 900 por hora, com 450 para a direita e 450 para a esquerda em diversos formatos e com até dois metros de altura.
A outra piscina esta sendo construída em São Paulo com uma tecnologia que produzirá cerca de 1000 ondas por hora. O empreendimento esta localizado em um condomínio de luxo na cidade Itupeva, a 70 km da capital, e as obras estavam previstas para começar em junho de 2019. Essa piscina também segue a tecnologia adotada pela Wavegarden, que fica no país Basco, perto de San Sebastián, no norte da Espanha, usando um sistema chamado "The Cove”. A piscina tem 500 m de extensão e consegue impulsionar ondas a cada 8 segundos, com um tamanho que varia de 0,5 m a 2 m de altura.
Com esse guia coloque suas pranchas nas capas, arrume sua mala escolha seu destino e boas ondas. garanto que será uma “trip” inesquecível.
Aloha e seja bem-vindo ao futuro!!!!!!






Comentários