
Derek Ho foi o primeiro campeão mundial masculino do Havaí, em 1993, quatro vezes vencedor da Tríplice Coroa havaiana, duas vezes Pipe Master.
Derek sofreu um ataque cardíaco, foi internado, entrou em coma, e faleceu na noite de ontem, 17/7, com 55 anos de uma vida dedicada ao esporte real do Havaí e a honrar a cultura havaiana.
Integrante das famílias mais respeitadas do arquipélago, irmão do também competente Michal Ho e tio do expoente mais novo da família Mason Ho, que esteve esteve no começo deste ano competindo no Hang
Loose Pro Contest, em Fernando de Noronha.
Teve uma carreira vitoriosa, em 1984 venceu o Duke Kahanamoku Classic, com o irmão Michael terminando em segundo, venceu o Pipeline Masters em 1986 e fez um segundo lugar em 1991. Além de ser campeão da tríplice coroa havaíana em 1984, 1986 e 1988.
Em 1985, Derek e Michael Ho se tornaram os primeiros irmãos a figurarem entre os top 16 no circuito mundial, e teve sua carreira de competidor interrompida por uma lesão no joelho.
Os tubos eram seu ponto forte, e Pipeline sua “casa”, com um estilo elegante dizia que não abria mão de um surfe bonito em troca de alguns décimos a mais nas papeletas dos juízes. Especialistas comparavam ele ao Rei de Pipeline Gerry Lopes, em 1970, só que com uma abordagem moderna.
Carregou uma magoa com a imprensa especializada, que no ano onde ele se sagrou campeão mundial, dava uma maior atenção a ascendência do mito Kelly Slater do que a ele e disse na época: “Não fui submetido à superexposição que um campeão mundial normalmente recebe”.
Ho apareceu em mais de 50 filmes, incluindo Wave Warriors (1985), Shock Waves (1987), Surfers: The Movie (1990), Aloha Bowls (1994), TV Dinners (1995) e Side B (1997).
Hoje o mundo do surfe honra o legado deixado por ele e sua família e deseja ã seus herdeiros que dignifique a sua vida e a sua história. ALOHA HO !!!!!!



Comentários