Nova mesa diretora do TJPE visita o SJCC
Leia a coluna social desta quinta-feira no seu Jornal do Commercio
No próximo dia 2, o Tribunal de Justiça de Pernambuco inicia um novo capítulo sob a liderança de Ricardo Paes Barreto, com nova mesa aclamada no final do ano passado. Ele juntamente com seu segundo vice-presidente, Eduardo Sertório, estiveram na sede do Sistema Jornal do Commercio, para trazer o convite da solenidade de posse e foi recebido pela diretoria da instituição, liderada pelo superintendente Vladimir Melo. A cerimônia de posse não apenas marca a transição de comando, mas também o início de uma era focada em modernização e sustentabilidade.
Inovador
Ricardo Paes Barreto, conhecido por sua visão progressista e abordagem inovadora, é um nome respeitado no meio jurídico. Sua trajetória até a presidência do TJPE é marcada por um compromisso constante com a excelência e uma visão clara para o futuro do judiciário. Barreto, que está finalizando sua função de corregedor, acredita firmemente no poder da tecnologia e da humanização para transformar o setor.
Eficiência
Barreto enfatizou a importância de modernizar todos os setores do TJPE como prioridade de gestão nos próximos dois anos, sobretudo, com a inteligência artificial para atividades repetitivas. Além da digitalização dos processos, outro ponto de destaque será a renovação do parque tecnológico físico e das estruturas de manutenção com grupos de manutenção preventiva e corretiva, garantindo que as instalações do TJPE estejam sempre nas melhores condições possíveis.
App
O projeto TJPE+, a ser lançado, na terça-feira, às 11h, no Salão Nobre, no Palácio da Justiça, surge como um emblema dessa transformação, incorporando avanços significativos na área de tecnologia da informação.
App 2
A plataforma conta inicialmente com Consulta Processual e Jurisprudência, que estão entre os serviços mais procurados pela população. Em breve, através da plataforma, também será possível entrar em contato com qualquer unidade judiciária do Estado.
Humanização
Barreto ressalta a importância da humanização e da qualidade de vida para os profissionais do judiciário, propondo iniciativas para melhorar o bem-estar mental e físico dos colaboradores.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é outro pilar crucial do TJPE+, com o objetivo de reduzir o consumo de energia em 40% por meio da implantação de energia solar. O projeto também inclui um foco no descarte responsável e na compra de energia sustentável.
Sertório
O segundo vice-presidente, Eduardo Sertório, reforçou a visão de futuro ao dizer: "Planejando o judiciário do futuro. Queremos tornar o judiciário no melhor que podemos fazer". Essas palavras ressoam com a missão da nova mesa diretora de criar um judiciário mais eficiente, humano e sustentável.
Gastos
Apesar da renda extra do 13º, os meses de dezembro e janeiro são marcados por gastos extraordinários, como confraternizações, presentes, IPTU, IPVA e material escolar dos filhos, e, claro, o resultado é o endividamento da população. De acordo com o último Mapa da Inadimplência divulgado pelo Serasa, 44,4% da população de Pernambuco está endividada.