SOCIEDADE

Se trabalho de cuidado fosse remunerado, mulheres teriam movimentado o dobro do valor da indústria da tecnologia

Leia a coluna social desta segunda no seu Jornal d Commercio

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 20/11/2023 às 0:00
Notícia
X

O tema da redação do Enem deste ano, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’, despertou para dados alarmantes sobre o trabalho de cuidado, aquele com a casa, os filhos, idosos e outros familiares, essencial para a manutenção da sociedade, mas distribuído de forma desproporcional, recaindo principalmente sobre as mulheres. Elas realizam mais de três quartos do trabalho de cuidado não remunerado no mundo, o que equivale a 12,5 bilhões de horas todos os dias, segundo a organização global contra as desigualdades Oxfam.

Brasil

De acordo com estudo do FGV IBRE, divulgado em outubro deste ano, no Brasil, as mulheres dedicam até 25 horas por semana a afazeres domésticos e cuidados, enquanto os homens dedicam cerca de 11 horas.

Extremos

Nos países com maior igualdade de gênero, a disparidade diminui, como é o caso da Noruega e Suécia, onde as mulheres completam, respectivamente, 42 e 50 minutos a mais de trabalho não remunerado por dia do que os homens. Por outro lado, no Egito, as mulheres têm 5,4 horas de trabalho não remunerado diariamente, enquanto os homens têm apenas 35 minutos.

Danilo Galvão
Tereza Oliveira e Neném Brennand em evento na Oficina Francisco Brennand - Danilo Galvão

Economia

A OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico) destaca que, se as mulheres em todo o mundo recebessem um salário mínimo por esse trabalho, teriam contribuído com cerca de US$ 10,9 trilhões para a economia global em 2020. O valor equivale a mais do que o dobro da indústria global de tecnologia naquele mesmo ano (US$ 5,2 trilhões).

Nova gestão

O engenheiro, Elder Maranhão já soma mais de dez anos de atuação dedicados ao ensino superior no Brasil acaba de ser anunciado como o novo reitor do Centro Universitário UniFBV Wyden. O executivo foi gestor de negócios em 4 estados, totalizando mais de 15 unidades nas regiões do Nordeste (BA, PB, PE e RN). 

Arquivo Pessoal
A produtora recifense Danielle Valentim marcou presença em Los Angeles para participar do American Film Market, um dos maiores eventos no mercado do audiovisual no mundo - Arquivo Pessoal

PE CUP

Entre os dias 27 deste mês e 02 de dezembro, a Arena Pernambuco recebe a 5ª edição da PE CUP, torneio de Futebol 7 que reunirá mais de 5 mil participantes, com idades entre 06 e 17 anos. Numa parceria exclusiva com o aplicativo Sr Torcedor, os participantes e familiares contarão com diversos benefícios, como serviços de fisioterapia, registros fotográficos, e cobertura especial dos jogos.

Campanha

A Associação Pernambucana de Shopping Centers começou a campanha solidária “Alimente a vida”. Os shoppings pernambucanos terão pontos de coleta para receber doações de alimentos. Toda a arrecadação será destinada para comunidades e instituições.

Arquivo Pessoal
O CEO pernambucano Alan Barros marcou presença em evento sobre meios de pagamento, nos Estados Unidos - Arquivo Pessoal

Tags

Autor