Números de efetividade nos inquéritos do Nordeste
Leia a coluna social deste sábado do seu Jornal do Commercio

Pesquisa realizada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil mostra que 67,79% dos inquéritos instaurados em 2022 na região Nordeste foram solucionados. Os estados com números mais expressivos de resolutividade e elucidação são Alagoas, com 86% entre janeiro e agosto, Maranhão, com 96,65%, e o Ceará, com 68%, no ano de 2022.
Homicídios
No Nordeste, também se destacam os índices de solução de homicídios, roubos e violência doméstica. Sergipe, por exemplo, solucionou 83,41% do casos de homicídios ocorridos no ano passado.
Levantamento
O delegado Rodolfo Queiroz Laterza, presidente da Adepol, explica que o levantamento é feito a pedido da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados desde 2021. “Baseado em fontes oficiais, com dados fornecidos diretamente por cada instituição policial demandada, esse é um estudo inédito e embasado sobre os índices de resolutividade e elucidação de inquéritos policiais das Polícias Civis e da Polícia Federal”, diz Laterza.
Federal
“No âmbito da Polícia Federal, o índice de resolução de inquéritos em 2021 foi de 81,29%, e dos relatados até 31/08/2022, 82,31% tiveram solução. Já os indicadores de crimes de homicídio, art. 121 e seus parágrafos, o índice de solução foi de 78,38% em 2021 e 80,46% em 2022, números comparáveis àqueles apresentados pelos EUA, 66%, e superiores aos Inglaterra, 7,8%” detalha o presidente da Adepol.
Por quê?
Antonio Lavareda será debatedor no internacional seminário Pesquisas Eleitorais: Desafios e Metodologias – Na Democracia Contemporânea , realizado pela Abrapel que reúne grandes nomes da área, do Brasil e de fora do país, de 3 a 5 de outubro, na UFMG.
O sociólogo e cientista político toma assento no encontro para discutir tema que desperta curiosidade: Eleições 2022: Por que Bolsonaro quase foi reeleito? Entre as presenças , João Francisco Meira, fundador e sócio do Vox Populi; Gustavo Meixueiro, da Universidade de Anáhuac (México), ex-presidente da Wapor Latinoamérica; Márcia Cavallari, CEO do IPEC, entre outros.
Bita
O novo espetáculo do Mundo Bita, que fará estreia nacional no Recife, ganha sessão extra, totalizando agora três apresentações no Teatro RioMar. "Vamos cultivar amizades" será apresentado dia 23 de setembro, às 17h30, e dia 24, às 15h (novo horário) e 17h30.
Aniversariantes
Guilhermina Bandeira, Anabela Mareschal, João Lucas Neves, Mariana Colaferri, Cláudia Santos, Isnaldo Braga, Beth Simón, Marisa Bourdon e Benjamin Azevedo