
Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento são alguns dos principais fatores associados ao desenvolvimento da hipertensão. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de adultos com diagnóstico médico de hipertensão aumentou 3,7% em 15 anos no Brasil. Os índices saíram de 22,6% em 2006 a 26,3% em 2021.
O cardiologista Carlos Japhet destaca que, apesar dos índices apresentarem melhoras em comparação a anos anteriores, a doença segue sendo uma das principais causas de morte não só no Brasil, mas no mundo inteiro, isso quando não tratada e controlada, além disso, a hipertensão pode levar a complicações graves, como doenças cardiovasculares, derrames respiratórios e até insuficiência renal.
"Medidas simples, como alimentação saudável, exercícios físicos regulares e controle do estresse, podem ajudar a prevenir e controlar a doença", informa o médico.
Arte
A Número Galeria, em Boa Viagem, acaba de agregar um nome de peso ao seu acervo: o artista pernambucano Lourival Cuquinha. A peça “69 cm de dinheiro”, um múltiplo criado especialmente para o espaço de artes comandado por Lúcia Costa, Eduardo Gaudêncio e Ricardo Lyra, traz uma colher de madeira e moedas de 5 centavos.
Imóveis
Dados da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias em 2022 revelam que 31% dos brasileiros pertencentes às classes média e alta estão em busca de uma casa nova. Os números indicam que em 2023 o mercado deve se manter aquecido e com novas oportunidades de investimentos para o setor.
Clássicos
No próximo dia 19, Eduardo Lages, maestro de Roberto Carlos há 45 anos, e a cantora Marina Elali voltam ao Recife para apresentar o show “Sucessos do Rei”. Em sua terceira passagem pela cidade, a dupla lembrará grandes clássicos, em apresentação única no Teatro RioMar.
No repertório, serão lembradas músicas consagradas de Roberto Carlos, que emocionam os brasileiros há muitas gerações, como: “Olha”, “Amor Perfeito”, “Como Vai Você”, “É Preciso Saber Viver”, “Como é Grande o Meu Amor Por Você” e outras canções marcantes da carreira do rei.
Intercâmbio científico
Seguindo uma prática que acontece há 10 anos, o urologista Felipe Dubourcq vai receber médicos, na sua clínica, diretamente do Kramanos Cancer Center, para um intercâmbio científico . No dia 7, Dubourcq estará em Fortaleza com os especialistas. O grupo vem ao Recife no dia 10, para palestras e cirurgias na área, num intercâmbio com médicos e residentes.
Aniversariantes
Afrânio Ferreira Lopes, Giuseppe Bonami, Djalma Paes, Bruno Maia, Suzana Araújo, Ricardo Caldas, José Roberto La Greca, Sérgio Paranhos, Antônio Augusto Moreira Filho, Jonas Andrade, Flavio Campos Neto,Denise Ferreira, Rosa Lyra e Isio Jacobovitz.
Comentários