SOCIEDADE

Nem todas as frutas são benéficas para que tem doença renal crônica

Leia a coluna social desta terça do seu Jornal do Commercio

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/03/2023 às 0:00
Istock
Nem toda fruta é benéfica para que tem doença renal crônica - FOTO: Istock

As frutas são grandes aliadas quando o assunto é saúde e manutenção do bom funcionamento do corpo. Esses alimentos são fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, que ajudam a reduzir o risco de doenças renais e melhoram a função dos rins.

No entanto, é importante lembrar que algumas frutas contêm altos níveis de potássio, que é um mineral que pode ser prejudicial para pessoas com doenças renais avançadas. Neste mês, considerado o Mundial o RIM, a nutricionista Bárbara Carvalho faz uma ressalva: “Nesses casos, é recomendado que o consumo de frutas ricas em potássio, como bananas, melões, kiwis e laranjas, seja limitado ou supervisionado pelo médico e nutricionista.”, informa.

As frutas também podem ser especialmente satisfatórias para a saúde renal. “Por exemplo, estudos mostram que o consumo regular de mirtilos pode ajudar a reduzir a inflamação dos rins e melhorar a função renal em pessoas com doenças renais crônicas. Cito também outras frutas, como: morango, maçã, limão, melancia e cranberry.”, complementa a profissional.

Gestão

A reitora Erika Machado, reitora do Centro Universitário UniFBV Wyden e Daniela Madruga, coordenadora do curso de Direito, recebem, amanhã, a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão; Daisy Andrade; desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e Glauce Medeiros, secretária da Mulher da Prefeitura do Recife, para um evento que tem como objetivo discutir a participação da mulher como gestora e a paridade de gênero. A aula magna terá a mediação da advogada e professora universitária, Fabiana Leite.

Rafinha Soares
A deputada federal Maria Arraes, em visita a Embaixada da Ciranda e o Centro Cultural Estrela de Lia de Itamaracá - Rafinha Soares

 

Endometriose 

O mês de março também é um alerta também para a Endometriose, com o Março Amarelo. Segundo a médica ginecologista Altina Castelo Branco, a doença é uma das principais causas de infertilidade na mulher e é bastante presente nesse público. "A estimativa é de que uma a cada 10 mulheres sofra com os sintomas da doença e desconheça a sua existência. Se há dificuldade para engravidar, é importante investigar se é Endometriose", destaca Altina, que também ressalta a necessidade de um diagnóstico precoce para evitar que a doença avance pelo abdômen, podendo haver obstrução das trompas, entre outras consequências.


Arquivo Pessoal
Os oftalmologistas Roberto Galvão Filho, Vitor Sampaio, Roberto Vessani, Tomás Grippo e Bruno Figueiredo, no 20º Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Glaucoma, em Porto de Galinhas - Arquivo Pessoal

Terapia

A psicóloga Chay Camarotti está nos últimos ajustes para abertura do novo consultório, que ficará no bairro de Boa Viagem, no Recife. Nos últimos anos, Chay se tornou referência na terapia de casais.

 Luan Clementino
Bruna e Luciana Pessoa de Queiroz em tarde de inauguração da obra "Conversadeiras", na Usina de Arte - Luan Clementino

Peça

Paulo de Pontes faz sua estreia como diretor teatral ao lado de Simone Figueiredo na montagem "Yerma Atemporal", inspirada na obra do espanhol Federico García Lorca. O espetáculo estreia no Teatro do nesta quarta e quinta-feira.

Grife infantil

Marina, Nadilma e Mayara Nunes lançaram em Catarina Brito Enxovais, a sua grife infantil Líbelula. As coleções são inspiradas em contos infantis e suas estampas contam histórias, como o universo da floresta encantada, seus animais e jardins. 

Brasil

A marca brasileira, Alexandre Birman esteve presente nos looks das celebridades na maior premiação do cinema mundial, a 95ª edição do Oscars, em Los Angeles. Dentre o time que vestiu a marca, estão Emily Blunt, Winnie Harlow, Molly Slims, Haley Lu, Key Adams, Olivia Dejonge e Caroline Ribeiro.

Comentários

Últimas notícias