SOCIEDADE

Intervenção urbana nas esculturas da Praça da República

Leia a coluna social desta sexta no seu Jornal do Commercio

Mirella Martins
Cadastrado por
Mirella Martins
Publicado em 16/12/2022 às 0:04
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Praça da República, em Santo Antônio, Centro do Recife - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

"Corpo e Pedra" é uma intervenção urbana criada pelo artista e estilista Beto Normal para esculturas existentes na Praça da República. As nove deusas greco-romanas, produzidas em 1863 pela fundição francesa J.J. Ducel et Fils e assinadas pelo escultor Eugène-Louis Lequesne, ganharão novas vestimentas.

Ceres, Diana, Diana de Gabis, Flora, Juno, Minerva, Níobe, Vesta e Têmis darão lugar para divindades da mitologia afro-brasileira.

Fazendo uso de suportes, como o bastidor para bordado e de diversos materiais, como sacos de cimento, embalagens de café Mellita e resíduos têxteis, Beto Normal através da técnica da moulage, criou em uma escala não-humana peças inspiradas por Oxalá, Oxum, Xangô, Ogum, Oxumaré, Iansã, Yemanjá, Oxossi, Exu e na Pomba-Gira. Figurinos afrofuturistas concebidos para uma narrativa de protagonismo negro.

A proposta é subverter a representação existente nos espaços públicos para os corpos pretos através de uma intervenção urbana criada por uma artista, que se insere em um processo de ação e oposição ativa ao racismo.

Brasília

ARQUIVO PESSOAL
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ranilson Ramos, se reuniu nessa quarta-feira em Brasília (14) com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin - ARQUIVO PESSOAL

O presidente do Tribunal de Contas de PE, Ranilson Ramos, se reuniu, em Brasília, com o futuro vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para tratar da atuação dos tribunais de contas na questão da Primeira Infância. Foi uma reunião com presidentes dos órgãos de vários estados para apresentação de propostas de atuação na defesa dos direitos das crianças de zero a seis anos.

Burle Marx

Dayvison Nunes/DIVULGAÇÃO
Eduardo Suassuna, Marcelle Farias, Luiz Dubeux e João Vasconcelos na exposição de Burle Marx, na Marco Zero - Dayvison Nunes/DIVULGAÇÃO

Como de costume nos eventos da Galeria Marco Zero, o abre da expo “Burle Marx- Interconexões”, organizada por Luis Dubeux e João Vasconcelos, reuniu artistas (de Zé Cláudio, Bruscky a turma jovem tipo Rayana Rayo), nomes da sociedade, além de colecionadores e amantes das artes.

Eduardo Suassuna e Marcelle Farias sempre presente, deixando todo mundo muito à vontade. Desta vez, teve música ao vivo, a cargo de Rob Love. Destaque para o paisagismo indoor criado pela dupla de arquitetos com ajuda de Luciano Lacerda, da Villa Garden.

Esculturas

Outras esculturas da Praça da República também ganharão novas vestimentas: o Monumento aos Heróis da Revolução de 1817, criado por Abelardo da Hora, em 1974, e a estátua em homenagem ao conde Maurício de Nassau, doada em 2004 pelo Governo da República Federal da Alemanha ao povo pernambucano.

O lançamento de Corpo e Pedra está marcado para hoje, às 18h, e contará com a participação especial do coletivo Slam das Minas PE que fará uma performance poética, de vivências pretas periféricas com mulheres e travestis.

 

Andre Ribeiro/DIVULGAÇÃO
André Maia, Vivi Brasileiro com Maysa Barros e Kaio Leal da Brytch Jeans - Andre Ribeiro/DIVULGAÇÃO

Duonino

Aline Crispino lança, hoje, às 17h30, o livro “Duonino”. Na obra, aborda de forma sensível a dificuldade das pessoas na compreensão das singularidades do seu próximo. Duonino vive num lugar dividido, muito parecido com cenários do nosso cotidiano. No Museu do Estado.

Museu

Ao completar 40 anos de existência, em 2022, o Museu da Cidade do Recife celebra a data com uma nova exposição e um livro a ser lançado pela Cepe, neste sábado, a partir das 16h, nas dependências do forte. Além do lançamento do livro Museu da Cidade do Recife - 40 anos em Movimento e da mostra homônima, será aberta a exposição temporária Coleção de Gravuras Roberto Cavalcanti.

Comentários

Últimas notícias