Com verba federal milionária há 4 meses, Pernambuco ainda não comprou novas câmeras corporais para polícia

Estado registra alta de 25% nas mortes em ações policiais no primeiro quadrimestre de 2026. SDS diz que aquisição de bodycams segue em fase de estudos

Por Raphael Guerra Publicado em 01/06/2026 às 9:37

Clique aqui e escute a matéria

Cerca de quatro meses após receber verba de quase R$ 24 milhões do governo federal, a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco ainda não abriu licitação para aquisição de novas câmeras corporais para a polícia. A pasta estadual alega que a aquisição dos equipamentos está em fase final de estudos. 

O uso das bodycams, como também são chamadas, é fundamental para garantir a transparência das ações policiais, sobretudo quando há registro de mortes nas abordagens. O Estado registrou 90 casos em 2025. A alta foi de 34,3% em comparação com 2024, quando houve 67 óbitos. 

E as estatísticas continuam subindo. No primeiro quadrimestre deste ano, 30 mortes em intervenções policiais foram contabilizadas oficialmente. O aumento foi de 25% em relação ao mesmo período de 2025. 

Mesmo com a alta no registro de mortes - e de abordagens supostamente ilegais denunciadas à Corregedoria da SDS -, a atual gestão não investiu recursos na transparência da atividade policial, cabendo ao governo federal a disponibilização de recursos. 

Há mais de um ano, um grupo de trabalho foi criado pela Polícia Militar de Pernambuco para estudar modelos de câmeras corporais e avaliar requisitos técnicos, com base nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Mas, mesmo com a liberação da verba federal, ainda não há prazo para abertura da licitação no Estado. 

O repasse federal para Pernambuco é resultado da aprovação de um edital do MJSP para ajudar estados na compra das bodycams. Com R$ 23,9 milhões, o estado deve adquirir 1.463 equipamentos corporais. 

A previsão é de que 72,7% dos equipamentos sejam utilizados pela Polícia Militar na Região Metropolitana do Recife, onde se concentra a maior parte do efetivo. Já 27,3% deverão ser usados pelos profissionais da segurança no interior do Estado. 

Em nota, a SDS afirmou que, após a realização de testes em equipamentos de diferentes fabricantes, o processo de contratação está na fase de conclusão do Estudo Técnico Preliminar (ETP) e seguirá, posteriormente, para licitação, "observando rigorosos critérios técnicos e jurídicos, além das normas de segurança da informação e dos princípios que regem a administração pública".

SÓ UM BATALHÃO DA PM DE PERNAMBUCO USA CÂMERA

O 17º batalhão da PM, com sede em Paulista, no Grande Recife, é o único que conta com bodycams - foram apenas 187 adquiridos na gestão Paulo Câmara. Mas as câmeras não enviam imagens e sons em tempo real para uma central e a tecnologia é considerada obsoleta, inclusive com registro constante de perdas de gravações.

THIAGO LUCAS/ DESIGN SJCC
- THIAGO LUCAS/ DESIGN SJCC

Desde 2023, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tem cobrado a apuração dos casos envolvendo mortes em intervenções das forças de segurança. E, em alguns dos episódios, os inquéritos têm apontado para ações classificadas como "homicídio", e não de legítima defesa.

Sobre a alta no número de mortes em intervenções policiais, a SDS declarou que todas as ocorrências são "rigorosamente apuradas, tanto na esfera criminal quanto administrativa".

"Os procedimentos adotados pela Corregedoria Geral da SDS seguem as recomendações do Ministério Público, com instauração de investigação preliminar, garantindo a devida apuração dos fatos e eventual responsabilização, caso sejam identificadas irregularidades", disse a pasta estadual. 

A SDS citou, ainda, que investe continuamente na qualificação técnica dos profissionais e que o "aperfeiçoamento constante dos protocolos operacionais também integram as estratégias adotadas para reduzir situações de confronto e fortalecer a atuação responsável das forças de segurança."

Compartilhe

Tags