Segurança | Notícia

Carnaval 2026: SDS mantém restrição de horários de policiamento em Pernambuco

Festejos durante os dias oficiais do Carnaval terão reforço de segurança até 2h. No período pré e pós-carnavalesco, até meia-noite

Por Raphael Guerra Publicado em 09/12/2025 às 6:00

Clique aqui e escute a matéria

A Secretaria de Defesa Social (SDS) decidiu manter a restrição nos horários de reforço de policiamento durante os festejos de Carnaval em Pernambuco em 2026. A portaria com os primeiros detalhes da operação foi publicada e repassada para representantes das forças de segurança. O Jornal do Commercio teve acesso à íntegra. 

A restrição de horário de policiamento nos polos de folia já vem sendo adotada nos últimos anos como forma de incentivar os organizadores a concluírem os eventos mais cedo, diminuindo a possibilidade de crimes contra a vida e patrimoniais - mais cometidos à medida em que a madrugada avança. 

No período de 2 de janeiro e 12 de fevereiro de 2026 (pré-carnaval), o horário de reforço de policiamento nos blocos e agremiações será das 10h à meia-noite. 

Já nos dias oficiais de Carnaval, de 13 a 18 de fevereiro, a SDS definiu o horário das 8h às 2h. No pós-carnaval (até 1º de março), o policiamento será reforçado das 10h à meia-noite. 

"Poderão ser deferidos eventos com prorrogação ou antecipação de horário em até duas horas, mediante requerimento fundamentado do interessado, ficando a cargo do Comitê de Segurança em Grandes Eventos - CSGE e da Secretaria Executiva de Defesa Social a análise e deliberação", definiu a pasta estadual na portaria. 

Os eventos carnavalescos deverão ter duração máxima de oito horas, sendo os casos excepcionais analisados pelo Comitê de Segurança em Grandes Eventos.

De acordo com os dados do governo do Estado, foram registradas 57 mortes violentas intencionais no período oficial do Carnaval em 2025 (27 de fevereiro a 4 de março). Houve redução de 15% em relação ao ano passado, quando 67 vidas foram perdidas.

Em 2025, três mortes ocorreram em focos de folia, sendo uma após o Galo da Madrugada, na área central do Recife; outra durante a passagem de um bloco na ilha de Itamaracá; outra em um bloco na cidade de Moreno.

SOLICITAÇÃO PARA REFORÇO DA SEGURANÇA NO CARNAVAL 2026

O período para que os representantes de entidades públicas ou privadas, de blocos ou agremiações
de Carnaval efetuem a solicitação de segurança pública encerra-se em 14 de fevereiro de 2026. A SDS pontou que os organizadores devem respeitar a antecedência de 15 dias da data prevista para o início do evento.

O requerimento deverá ser apresentado pelo responsável do evento exclusivamente por meio do formulário online disponível no site eventos.sds.pe.gov.br.

O pedido de segurança pública deverá ser instruído obrigatoriamente com as seguintes informações:

Local do evento com descrição da modalidade (polo, show, bloco, agremiação, baile, concurso ou apresentação), estimativa de público e percurso do desfile;

Horário de início e término do evento;

Quantidade de palcos, camarotes, trios elétricos, carros de apoio e demais estruturas físicas que serão montadas na área do evento;

Qualificação dos responsáveis pelo evento, RG, CPF, endereço e contatos;

Quantidade de postos médicos dedicados ao evento e ambulâncias.

 

Leia também

Nenhuma notícia disponível no momento.

Compartilhe

Tags