Mortes em geral caem 22% em Pernambuco em abril; feminicídios crescem 50%
Com exceção da Zona da Mata, todas as regiões do Estado apresentaram redução nos números de crimes contra a vida, segundo dados da SDS

Pernambuco fechou o mês de abril com redução de 22% no número de mortes violentas intencionais. De acordo com estatísticas divulgadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS), nesta segunda-feira (5), a polícia somou 251 vidas perdidas. No mesmo período do ano passado foram 322.
Trata-se do sexto mês consecutivo de redução das mortes violentas intencionais. No acumulado deste ano, somando janeiro a abril, a SDS já contabilizou 1.106 assassinatos. A redução foi de 15,7% em relação ao primeiro quadrimestre de 2024, quando 1.311 pessoas perderam a vida para a violência.
Nas mortes violentas intencionais estão englobados os homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e os óbitos decorrentes de ações das forças de segurança.
A meta do programa Juntos pela Segurança é reduzir em 30% o número de mortes ao final de 2026, comparando com os números registrados em 2022.
FEMINICÍDIOS SEGUEM EM CRESCIMENTO EM 2025
Apesar da redução das mortes em geral, houve aumento na quantidade de feminicídios em Pernambuco. Segundo a SDS, 12 mulheres foram assassinadas pela condição de gênero em abril. No mesmo período do ano passado, foram oito. O aumento foi de 50%.
O crescimento dos casos de feminicídio no Estado está sendo observado ao longo do ano. No acumulado de janeiro a abril já são 35 mortes confirmadas. No mesmo período de 2024, foram 27.
Diante do cenário preocupante, uma audiência pública será realizada a partir das 9h desta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
A ação é uma iniciativa das deputadas Delegada Gleide Ângelo (PSB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e Dani Portela (PSOL), presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, em parceria com o Levante Feminista Contra o Feminicídio.
ZONA DA MATA APRESENTOU AUMENTO DAS MORTES EM ABRIL
A Zona da Mata foi a única região de Pernambuco a registrar aumento das mortes violentas intencionais, segundo as estatísticas da SDS. Ao todo, 38 pessoas foram assassinadas em abril deste ano. Quatro casos a mais em comparação com o mesmo mês de 2024.
No Recife, a quantidade de mortes caiu de 58, em abril do ano passado, para 46 no mês passado.
Já na Região Metropolitana, 82 pessoas foram assassinadas em abril deste ano. No mesmo período de 2024, foram 115.
No agreste, 53 pessoas perderam a vida para a violência em abril deste ano. Foram 17 óbitos a menos em comparação com 2024.
Por fim, no Sertão, 32 mortes foram somadas em abril. No ano passado, foram 45.