Delegado atira em morador após discussão em festa em Fernando de Noronha
Luiz Alberto Braga voltou ao Recife nesta segunda-feira (5). Ele deve ser ouvido e autuado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa

O delegado Luiz Alberto Braga se envolveu em uma briga e atirou em um morador na ilha de Fernando de Noronha, na madrugada desta segunda-feira (5). O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Pernambuco e pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS).
As primeiras informações de testemunhas indicam que o delegado teria discutido com a esposa, durante uma festa no Forte dos Remédios. Pouco depois, ele teria visto a mulher conversando com o rapaz, identificado como Emmanuel Pedro Gonçalves Apory, de 25 anos.
Por volta de 1h, a câmera registrou o momento em que o delegado se aproxima do homem e, em tom agressivo, chega a apontar o dedo para o rosto dele, além de empurrá-lo. Uma luta corporal é iniciada e o delegado atira, atingindo uma perna da vítima, que sai do local para pedir socorro.
VEJA VÍDEO:
Em nota oficial, a SDS afirmou que a Polícia Militar foi acionada após os relatos de tiros. "A vítima foi socorrida pelos policiais e levada ao Hospital São Lucas", disse a pasta.
Houve protestos, gritos e xingamentos de moradores durante o embarque do delegado no aeroporto, na manhã desta segunda-feira (5). O grupo também bloqueou a BR-363, queimando pneus e madeira para cobrar justiça.
INVESTIGAÇÃO
O delegado, que cumpria plantão na Delegacia de Fernando de Noronha, está sendo conduzido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Ele deve ser ouvido e autuado em flagrante.
"As investigações estão em andamento para esclarecer totalmente o ocorrido", informou a SDS.
Na mesma nota, a pasta estadual confirmou que a Corregedoria instaurou um Procedimento Preliminar. "O órgão também acompanhará a investigação da Polícia Civil, incluindo a oitiva do acusado pelo DHPP", completou.
DIREÇÃO DO FORTE NORONHA SE PRONUNCIA
Em nota oficial, a direção do Forte Noronha, onde a festa estava sendo realizada, declarou que "lamenta profundamente o ocorrido". E destacou que o tiro foi realizado por um policial civil "com autorização legal para porte de arma, conforme previsto em lei".
A direção também disse que a equipe do Forte prestou imediato socorro à vítima e colaborou com os procedimentos de emergência necessários.
"Desde então, a Direção tem mantido contato com os familiares da vítima, oferecendo todo o suporte possível para garantir seu pleno atendimento e recuperação", pontuou a nota.
Confirmou ainda que repassou as imagens de câmeras de segurança à polícia e que está cooperando com as autoridades competentes para o esclarecimento do caso.