VIOLÊNCIA DOMÉSTICA | Notícia

Abrigo provisório para mulheres vítimas de violência doméstica é inaugurado no Cabo de Santo Agostinho

Espaço é voltado para vítimas em situação de risco iminente de morte e oferece um local seguro para que elas e seus filhos permaneçam até 48 horas

Por JC Publicado em 04/05/2025 às 11:10 | Atualizado em 04/05/2025 às 11:12

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho inaugurou o primeiro abrigo provisório para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar do município, por meio da Secretaria Executiva da Mulher.

O espaço é voltado para as vítimas que estejam em situação de risco iminente de morte e oferece um local seguro para que elas e seus filhos possam permanecer até 48 horas, até que seja possível a transferência para a Casa Abrigo do Governo Estadual.

“Antes, as mulheres precisavam aguardar por horas na delegacia até a finalização dos trâmites de transferência”, declarou a secretária da Mulher do Cabo, Aline Melo.

O espaço conta com camas, berço e brinquedos e fornece roupas, alimentação e materiais de higiene. A localização é mantida em sigilo para garantir a segurança das acolhidas.

Durante a estadia, a segurança é garantida pela Patrulha Maria da Penha, e a Secretaria disponibiliza uma equipe composta por psicóloga e assistente social para prestar apoio às mulheres.

“Este abrigo surge como uma resposta emergencial e necessária, oferecendo proteção, acolhimento e assistência social, psicológica e jurídica a quem mais precisa”, afirmou o prefeito Lula Cabral.

O estado de Pernambuco ainda registra altos índices de feminicídio e violência doméstica. Somente no primeiro bimestre deste ano, 8.805 mulheres procuraram a polícia em Pernambuco para registrar queixas de violência doméstica/familiar.

Compartilhe