SEGURANÇA PÚBLICA | Notícia

Operação Semana Santa terá reforço de policiamento e tecnologia em Pernambuco

De acordo com a Secretaria de Defesa Social, 8.054 escalas de profissionais estão previstas entre os dias 11 e 20 de abril, nos principais polos

Por Raphael Guerra Publicado em 08/04/2025 às 16:59

A Secretaria de Defesa Social (SDS) promete reforço no policiamento durante a Operação Semana Santa, entre os dias 11 e 20 de abril. Além do aumento de escalas de plantão nos polos de espetáculos e encenações na capital e interior, haverá uso de tecnologias como drones e reconhecimento facial. 

O governo estadual afirmou que estão sendo investidos R$ 1.449.720 para o lançamento de 8.054 jornadas extras de profissionais. O número representa um incremento de 10,8% no efetivo em relação ao ano anterior, quando foram empregados 7.268 postos de trabalho.

Serão 4.700 policiais militares; 636 policiais civis; 1.777 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros; 113 profissionais da Polícia Científica; 172 integrantes da Corregedoria, 127 integrantes da Secretaria Executiva de Defesa Civil e 529 escalas entre os demais servidores na SDS.

Também haverá Plataforma de Observação Elevada (POE) e sobrevoos com aeronaves. 

"O desafio em eventos de grande porte como esse é imenso, por sua dimensão, municípios envolvidos e quantitativo de público, mas estamos preparados com os procedimentos e protocolos necessários para garantir segurança dos cidadãos", declarou, em nota, a secretária-executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira. 

A 56ª edição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no Brejo da Madre de Deus, Agreste do Estado, deve receber o maior número de pernambucanos e turistas no período. 

Na capital do Estado, as ações de reforço estão previstas para ocorrer no Marco Zero e no Sítio Trindade, localizado em Casa Amarela.