Mortes caem, mas roubos crescem em Pernambuco no mês de março
De acordo com estatísticas divulgadas pela SDS, 306 pessoas foram assassinadas no último mês. Número de queixas de assaltos chegou a 3.957 no Estado

Pernambuco fechou o mês de março com redução no número de mortes violentas intencionais, mas com aumento de registros de roubos. De acordo com as estatísticas divulgadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS), 306 pessoas foram assassinadas. No mesmo período do ano passado, foram 326. A queda foi de 6,2%.
Percentualmente, o Recife teve a maior variação de redução nos números. No mês passado, 55 pessoas foram mortas. No mesmo período de 2024, foram 80. A queda foi de 31,25%.
Apesar disso, o Sertão e a Zona da Mata apresentaram aumento no número de assassinatos, levantando o alerta à polícia para os grupos criminosos que estão agindo em alguns dos municípios que fazem parte das duas regiões.
Na Zona da Mata, 55 mortes foram somadas em março deste ano. Foram sete registros a mais em comparação com o mesmo período de 2024. Já no Sertão, o número de assassinatos subiu de 40, em março do ano passado, para 51 no último mês. A variação chegou a 27,5%.
No Agreste, 68 pessoas foram mortas em março deste ano. Uma a menos em comparação com 2024. Na Região Metropolitana, sem contar a capital, 77 assassinatos foram somados no último mês. Doze a menos em comparação com o mesmo período do ano passado.
QUEDA AINDA LONGE DA META
No acumulado do ano, Pernambuco já somou 852 mortes violentas intencionais. No mesmo período de 2024, foram 989. A queda foi de 13,86%.
Esse número é a somatória dos homicídios dolosos, latrocínios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e óbitos decorrentes de ações das forças de segurança.
A meta do programa Juntos pela Segurança é reduzir em 30% o número de mortes no final de 2026, comparando com o resultado de 2022 - ano anterior ao início da gestão Raquel Lyra.
FEMINICÍDIOS TÊM AUMENTO NO PRIMEIRO TRIMESTRE
Apesar da redução das mortes violentas intencionais, Pernambuco fechou o primeiro trimestre com aumento no número de feminicídios. De janeiro a março, 23 mulheres foram vítimas desse tipo de crime. No mesmo período de 2024, foram 19.
No balanço divulgado pela SDS, houve uma atualização em relação ao mês de fevereiro. Antes, as estatísticas informavam que dez casos de feminicídio haviam sido registrados. Agora, aparecem 11.
QUEIXAS DE ROUBO CRESCERAM 6,2% EM MARÇO
O número de queixas de roubo em Pernambuco cresceu no mês de março, conforme os dados da SDS. Ao todo, 3.957 pessoas registraram boletins de ocorrência em delegacias ou virtualmente. A média diária foi de 131,9 casos.
No mesmo período do ano passado, foram 3.723 queixas de roubo no Estado. O aumento foi de 6,2%.
Outro detalhe chama a atenção: 45,96% dos boletins de ocorrência registrados em março deste ano foram de crimes ocorridos no Recife.
O número pode ser um indicativo de que a violência está muito concentrada na capital, mas também que há uma subnotificação de casos na Região Metropolitana e no interior.