PREVENÇÃO | Notícia

Pernambuco teve mais 52 mil roubos e furtos de celulares em 2024; veja como cadastrar no Alerta Celular

Alerta Celular é um sistema de cadastro que permite que a polícia identifique, nas abordagens, se o aparelho foi roubado ou furtado

Por Maria Letícia Menezes Publicado em 30/01/2025 às 8:48

Pernambuco fechou o ano de 2024 com o registro de 52.143 celulares roubados ou furtados. Houve uma redução de apenas 1,1% em relação a 2023, quando a polícia somou foram 52.719 ocorrências. Os dados são da Secretaria de Defesa Social (SDS). 

O Alerta Celular é uma ferramenta criada para auxiliar no combate ao roubo e furto dos celulares em Pernambuco. 

O programa, coordenado pela SDS, permite que os cidadãos registrem os celulares no sistema, o que possibilita que a polícia identifique, nas abordagens, aqueles aparelhos que foram roubados ou furtados. 

Como fazer o cadastro no Alerta Celular?

Site Alerta/SDS
É necessário fazer um cadastro prévio para acessar o formulário - Site Alerta/SDS

O processo de cadastro no sistema Alerta Celular é gratuito. Confira o passo a passo:

  • Acesse o site oficial do programa;
  • Entre com sua conta ou faça o cadastro;
  • Preencha o formulário com o IMEI do dispositivo.

O IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel) é um número único que identifica cada celular e pode ser encontrado na nota fiscal, na caixa do aparelho ou digitando *#06# no próprio celular.

Após o preenchimento, o aparelho estará registrado no sistema. Vale lembrar que o cadastro não substitui o registro do boletim de ocorrência, que deve ser realizado para que a polícia ative o alerta.

Em 2024, por exemplo, foram recuperados 11.128 celulares roubados, somando um total de 77.787 aparelhos desde a criação do programa, em 2017.

Atualmente, o banco de dados conta com 906.316 aparelhos cadastrados, o que representa uma média de quase 320 celulares registrados por dia. 

Cadastro presencial

Também é possível cadastrar o aparelho presencialmente. A SDS tem levado o serviço a terminais de transporte, shoppings, mercados e praias.

As equipes de atendimento esclarecem dúvidas sobre como cadastrar o celular, além de orientar sobre como registrar boletins de ocorrência em casos de roubo ou furto.

As ações acontecem ao longo da semana, sem horário ou datas definidas. Phillip César, gerente-geral de Análise Criminal e Estatística da SDS, destaca que o sistema também é uma ferramenta de apoio que facilita as investigações policiais.

Durante as abordagens, as polícias Civil e Militar podem consultar o IMEI dos aparelhos encontrados para verificar se há registro de roubo ou furto.

Acompanhe as notícias do Jornal do Commercio

Compartilhe