
Após anos de cobranças da população pernambucana para que as delegacias especializadas também estejam abertas durante os fins de semana, o governo Raquel Lyra dá início a esse necessário processo. A Polícia Civil anunciou que a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, localizada na área central do Recife, passa a funcionar nos sábados e domingos, sempre das 8h às 16h.
Antes, a delegacia funcionava apenas no horário comercial, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Com horário ampliado, já iniciado neste fim de semana, a tendência é de que o número de queixas prestadas presencialmente pelas vítimas de crimes virtuais aumente consideravelmente.
Pessoas que forem vítimas de crimes realizados por meio de WhatsApp, telefone, redes sociais, compras online, transações bancárias e aplicativos de paquera, por exemplo, devem procurar a unidade policial. E, claro, apresentar provas do golpe sofrido para o registro do boletim de ocorrência.
A opção do registro pela internet, por meio do site da Secretaria de Defesa Social, também segue disponível (servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/).
Em nota, a Polícia Civil pontou que a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos está expandindo o horário de funcionamento porque, "com o aumento progressivo da utilização da internet, a população pernambucana tem sido mais suscetível a crimes virtuais".
"A ideia é que os policias civis possam atender ao público, esclarecer dúvidas, orientar e dar início a procedimentos investigativos", pontuou a corporação.
A delegacia fica na Rua Gervásio Pires, número 863, no bairro da Boa Vista.
DELEGACIAS FECHADAS É UMA RECLAMAÇÃO DA POPULAÇÃO
Na semana passada, durante coletiva de imprensa para apresentar a Operação Pernambuco Seguro, que prevê o lançamento de mais policiamento nas ruas e mais agilidade na conclusão de inquéritos, a nova chefe da Polícia Civil de Pernambuco, a delegada Simone Aguiar, já havia acenado para a possibilidade do funcionamento de mais delegacias nos fins de semana.
"Se vai ter mais policiais nas ruas, nossas delegacias precisam estar mais preparadas para receber as ocorrências. Quero preparar, junto da nossa tropa, esse atendimento de qualidade", declarou na ocasião.
Ela reforçou, ainda, que o assunto da falta de delegacias abertas à noite e nos fins de semana está sendo tratado com a governadora.
A população, de fato, reclama da falta de delegacias abertas fora do horário comercial.
Em geral, a maioria fica aberta só de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Fora desse horário, apenas unidades policiais de plantão. E são poucas, principalmente no interior de Pernambuco.
Para citar como exemplo, há quatro delegacias especializadas para atendimento à mulher no Grande Recife. Mas apenas a que fica bairro de Santo Amaro, na área central da capital, é 24h.
Inaugurada em junho de 2022, a Delegacia da Mulher de Olinda, no bairro de Casa Caiada, só funcionava em horário comercial. Um mês depois, após críticas, a Polícia Civil autorizou a abertura das 19h da sexta-feira às 7h da segunda. Ainda assim, de segunda à quinta-feira, o horário segue só até 18h.
A Delegacia da Mulher de Paulista também passou a receber as vítimas de violência nos fins de semana. Já a unidade de Jaboatão, segue aberta apenas no horário comercial.
Comentários