Ministério da Saúde entrega equipamentos de alta tecnologia para ampliar cirurgias no SUS no Recife

A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas e tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento da rede pública

Por Aisha Vitória Publicado em 03/06/2026 às 19:01

Clique aqui e escute a matéria

O Ministério da Saúde realiza, nesta sexta-feira (5), a entrega de novos equipamentos cirúrgicos de alta tecnologia para hospitais do Recife.

A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas e tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento da rede pública, reduzindo filas e aumentando a oferta de procedimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os equipamentos, chamados de "combos de cirurgia", são compostos por conjuntos tecnológicos destinados a procedimentos de média e alta complexidade. De acordo com o Ministério da Saúde, cada conjunto pode ampliar em até 1,3 mil procedimentos por ano na unidade onde for instalado.

Benefícios

Além de aumentar o número de cirurgias realizadas, os equipamentos também prometem otimizar o uso de recursos hospitalares. Os aparelhos utilizados em procedimentos cirúrgicos contam com sistemas mais precisos para administração de gases anestésicos, permitindo maior economia no consumo e contribuindo para uma recuperação mais confortável dos pacientes. A tecnologia pode reduzir efeitos pós-operatórios, como náuseas e desconfortos após a anestesia.

Os combos de cirurgia geral são voltados para procedimentos como hernioplastias, apendicectomias e outras cirurgias abdominais, ginecológicas e laparoscópicas. Já os equipamentos de oftalmologia serão utilizados em cirurgias de catarata, retina, retinopatia diabética e degenerações retinianas.

Entregas

Entre os destaques das entregas está o Hospital Santo Amaro, no bairro de Santo Amaro, que receberá um combo de cirurgia geral e outro de oftalmologia. Os novos equipamentos irão integrar o centro cirúrgico da unidade, que também será inaugurado na sexta-feira. A estrutura permitirá a implantação de um centro cirúrgico oftalmológico no hospital.

A programação das inaugurações começa às 8h30 no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, que receberá um combo de cirurgia geral. Às 10h, será a vez do Hospital Santo Amaro.

Em seguida, às 11h30, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), na Boa Vista, receberá dois combos de cirurgia. À tarde, às 14h30, a Fundação Altino Ventura, na Iputinga, inaugura um combo de oftalmologia, enquanto o Hospital da Mulher do Recife, no Curado, recebe uma nova sala cirúrgica equipada com um combo de cirurgia, às 16h.

A agenda contará com a participação do diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, Fernando Figueira.

Saiba como se inscrever na newsletter JC

Compartilhe

Tags