UTI do Hospital Jayme da Fonte é reconhecida pela segurança e qualidade com o paciente
Certificação inédita consagra UTIs do Hospital Jayme da Fonte entre as melhores do país por excelência, segurança e cuidado ao paciente

A trajetória de 70 anos do Hospital Jayme da Fonte culminou em um reconhecimento inédito para as duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da instituição. Trata-se da certificação da EPIMED, concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), dentre mais de 300 hospitais brasileiros avaliados em 2025.
O reconhecimento vem a partir de um padrão de qualidade, de onde o paciente desfruta da melhor estrutura, eficiência, segurança e qualidade no atendimento.
O médico intensivista Silas Lima, coordenador da UTI do Hospital Jayme da Fonte, destaca as práticas e protocolos estabelecidos no hospital.
"A equipe multiprofissional é constantemente treinada para garantir o manejo seguro e humanizado dos pacientes. Além disso, investimos em tecnologia de ponta para monitorização contínua, garantindo uma assistência intensiva e precisa. A integração entre os setores do hospital também contribui para decisões rápidas e acertadas, sempre priorizando o bem-estar do paciente", afirma.
Selo de Eficiência
A certificação destinada às UTIs do Hospital Jayme da Fonte leva em conta a qualidade e a excelência do atendimento prestado por unidades de saúde do país.
Vale destacar que a UTI Coronariana do Jayme da Fonte já havia recebido o reconhecimento em 2024, que foi mantido neste ano. Agora, porém, é a primeira vez que ambas as unidades recebem as certificações ao mesmo tempo da Epimed.
Silas Lima destaca quais são os principais diferenciais que levam o Hospital Jayme da Fonte a esse reconhecimento duplo. "O Jayme da Fonte se destaca por possuir uma infraestrutura moderna e equipada com tecnologia avançada para suporte intensivo", reconhece. "Nosso maior diferencial é a equipe altamente qualificada e comprometida, formada por profissionais de diversas especialidades que atuam de maneira integrada para oferecer uma assistência segura e humanizada".
Desafios e próximos passos
Com todo este equipamento médico, tecnológico e humanizado disponível para o paciente, a meta do Jayme da Fonte é manter seu padrão assistencial elevado.
"Um dos maiores desafios foi alinhar a prática assistencial à complexidade dos casos críticos que recebemos diariamente, mantendo padrões elevados de qualidade. Para isso, fortalecemos a capacitação contínua da equipe e aprimoramos processos internos, garantindo agilidade sem perder a segurança", reconhece Silas.
Agora, as duas certificações que consolidam a experiência do paciente como um todo são recebidas pela instituição como a busca contínua pelo trabalho de excelência. "É uma validação externa da qualidade que sempre buscamos oferecer aos nossos pacientes e um incentivo para continuarmos evoluindo. Para nós, significa reforçar a confiança da comunidade no cuidado intensivo prestado aqui", finaliza o médico.