| Notícia

Evento gratuito no Recife vai abordar neurodiversidade na próxima quarta (14)

Pedagoga e especialista em Educação Especial abordará, entre outros, autismo, dislexia, inclusão e educação

Por JC Publicado em 11/05/2025 às 16:21

O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) realiza nesta quarta-feira (14), às 19h, uma palestra gratuita e aberta ao público sobre neurodiversidade. O encontro acontece na Biblioteca da instituição, localizada na Imbiribeira, ao lado do Geraldão, e será conduzido pela pedagoga e especialista em Educação Especial Manuelli Antonelli. A proposta é ampliar a conscientização e promover o entendimento sobre o funcionamento neurológico de pessoas consideradas neurodivergentes.

Apesar do avanço nas discussões sobre o tema, ainda há muito desconhecimento e estigmas associados à neurodiversidade. Muitas vezes, comportamentos de pessoas neurodivergentes são mal interpretados como desobediência ou má educação, quando, na verdade, refletem formas diferentes de processamento neurológico. A palestra busca justamente desconstruir essas ideias e trazer informações atualizadas sobre o assunto.

A neurodiversidade abrange condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, entre outras. Segundo dados do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), órgão de saúde dos EUA, uma em cada 36 crianças é diagnosticada com TEA — um aumento significativo em relação ao ano 2000, quando a estimativa era de uma a cada 150.

Durante a palestra, o público poderá tirar dúvidas e entender como a sociedade pode ser mais inclusiva com pessoas neurodivergentes, a partir da psicoeducação e da empatia. A entrada é gratuita, e não é necessário realizar inscrição prévia.

Compartilhe