COOPERATIVISMO | Notícia

No Ano das Cooperativas, Unimed Recife lança instituto voltado à educação e sustentabilidade

Entidade associativa sem fins lucrativos tem como objetivo de ser a área responsável pela capacitação profissional e pela implementação da agenda ESG

Por Cinthya Leite Publicado em 28/04/2025 às 15:43 | Atualizado em 28/04/2025 às 15:52

Nesta segunda-feira (28), foi lançado oficialmente o Instituto Unimed Recife - entidade associativa sem fins lucrativos que tem como objetivo ser a área responsável pela capacitação profissional e pela implementação da agenda ESG (ambiental, social e governança) da Unimed Recife - Cooperativa de Trabalho Médico

A iniciativa se alinha com a proclamação da Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Cooperativas. A organização internacional reconhece a importância do modelo de negócio cooperativo para o desenvolvimento sustentável, a inclusão e a justiça social, a fim de promover o cooperativismo como solução para os desafios globais. 

O evento de lançamento do Instituto Unimed Recife ocorreu, pela manhã, no Recife Expo Center, no Bairro de São José, Centro da cidade. Durante discurso na cerimônia, a presidente da Unimed Recife, Maria de Lourdes Araújo, ressaltou que a entidade atuará na promoção da qualificação de profissionais da saúde e, de forma abrangente, no fomento a projetos socioambientais, seja por meio de investimentos próprios ou em colaboração com entidades públicas e privadas.

O instituto desponta com a missão de contribuir com a transformação da comunidade em que atua, por meio das áreas de educação, responsabilidade social e ambiental.  

Dessa maneira, a entidade deve atuar na promoção de estudos e pesquisas para a formação profissional das pessoas envolvidas na área de saúde, como também na participação em programas, projetos e ações em parcerias com o setor público e com instituições privadas, com ênfase em tecnologia e informação. "Além disso, temos como intenção promover integração com outros institutos", disse Maria de Lourdes.

Ela ressaltou também que, entre as atividades propostas do Instituto Unimed Recife, estão a promoção e o acompanhamento de ações socioambientais realizadas pela cooperativa médica, como "programas de acompanhamento a pessoas com comorbidades, como hipertensão, diabetes e obesidade; programas de promoção à qualidade de vida, através de hábitos saudáveis; programas de coleta seletiva e doação de insumos; e programas para a redução de perdas de recursos naturais, entre outros".

A cerimônia contou com uma apresentação especial da Orquestra Criança Cidadã. Na ocasião, a presidente anunciou que, a partir de agora, a parceria firmada com o projeto social será gerenciada pelo instituto. Desde 2008, a Unimed Recife oferece plano de saúde para 130 crianças e adolescentes integrantes da orquestra.

Sobre o Sistema Unimed

O Sistema Unimed é composto por 339 cooperativas médicas, que são independentes na gestão administrativa, financeira e assistencial, mas trabalham em conjunto sob a marca. Elas abrangem 117 mil médicos cooperados, 19,9 milhões de clientes e 166 hospitais próprios.

No Recife, o Sistema Unimed Recife tem o maior maior número de beneficiários do Estado: 207.780 pessoas cobertas pelo plano, 2.147 cooperados e 4.087 colaboradores. O total geral do grupo, em Pernambuco, é de 353.705 beneficiários, 3.353 cooperados e 6.899 colaboradores. 

Compartilhe