AVC hemorrágico vitimou ex-The Voice Kids aos 17 anos; descubra mitos e verdades sobre o quadro
Aos 17 anos, a cantora Karen Silva faleceu em decorrência de um AVC hemorrágico; especialista esclarece mitos e verdades relacionados ao diagnóstico

A cantora Karen Silva, 17 anos, morreu nesta quinta-feira (24) após alguns dias de internamento em Volta Redonda (RJ). A adolescente ficou nacionalmente conhecida após sua participação no programa da Rede Globo, The Voice Kids. À época, Karen fazia parte do time Carlinhos Brown.
De acordo com a assessoria da cantora, a causa da morte foi um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, caracterizado por sangramento em uma parte do cérebro, em consequência do rompimento de um vaso sanguíneo.
A cardiologista Fernanda Weiler, do Hospital Sírio Libanês de Brasília, esclarece mitos e verdades sobre o diagnóstico que representa entre 10% e 15% dos casos de AVC.
Mitos e verdades
Todo AVC é igual
Mito. O AVC hemorrágico e AVC isquêmico não são a mesma coisa. O AVC isquêmico é causado por obstrução de vasos, enquanto o hemorrágico envolve sangramento cerebral.
Apenas idosos têm AVC hemorrágico
Mito. Pessoas jovens ou aquelas que são bastante ativas podem ser acometidas, especialmente se houver hipertensão, má formação dos vasos intracranianos ou uso de substâncias ilícitas.
Hipertensão descontrolada é o principal fator de risco
Verdade. Mesmo sendo um diagnóstico que pode ser controlado com mudanças no estilo de vida, a popularmente conhecida como pressão alta é o principal fator de se desenvolver um AVC hemorrágico, daí a importância de manter uma alimentação balanceada e praticar atividade física.
Uma pessoa com AVC hemorrágico sempre perde a consciência
Mito. Ao contrário do que se imagina, em muitos casos há apenas a confusão mental como sintoma, daí a necessidade de sempre buscar atendimento médico ao menor sinal de um AVC. Nem sempre há perda de consciência em um AVC.
Dor de cabeça súbita e intensa pode ser um sinal de AVC hemorrágico
Verdade. Esse é um dos sintomas mais comuns e muitos pacientes dizem ser “uma dor muito pior do que qualquer enxaqueca”
É possível confundir o AVC Hemorrágico com uma enxaqueca
Verdade. Por ser uma dor de cabeça súbita e intensa, muitos pacientes pensam ser enxaqueca e nem sempre buscam atendimento médico. Por isso, repito, ao menor dos sintomas, busque ajuda profissional e jamais se automedique.
AVC hemorrágico não tem tratamento
Mito. Ainda que seja um diagnóstico sério, há tratamento. Entre eles estão as intervenções cirúrgicas e medicamentosas para controlar o sangramento e reduzir a pressão intracraniana.
Todo AVC hemorrágico é fatal
Mito. Buscar ajuda ao menor sinal de um AVC - seja qual for - é fundamental para o sucesso do tratamento. Nem todo paciente que sofre um AVC hemorrágico vem a óbito.
Testes simples como levantar os braços ou sorrir podem ajudar a identificar AVC
Verdade. Pedir a um paciente que faça esses gestos pode fazer a diferença na rapidez da descoberta do diagnóstico.
Tudo o que você precisa saber sobre AVC para salvar vidas