Reconhecimento nacional: Cinthya Leite, do JC, vence Prêmio Boehringer Ingelheim de Jornalismo sobre AVC
A reportagem especial "Tempo é Cérebro", produzida pela titular de Saúde e Bem-Estar do JC destacou-se entre mais de 200 matérias inscritas no prêmio

A jornalista Cinthya Leite, titular da coluna Saúde e Bem-Estar deste JC, é uma das vencedoras do 2º Prêmio Boehringer Ingelheim de Jornalismo. A premiação reconhece os melhores trabalhos jornalísticos sobre doenças cardiovasculares, com foco na conscientização, prevenção e inovação em saúde.
A reportagem vencedora, intitulada AVC: Tempo é Cérebro, foi publicada em seis páginas na edição de 29 de dezembro de 2024 do JC. O material se destacou entre mais de 200 trabalhos inscritos de todo o País, contemplando veículos de mídia impressa e digital.
>> Clique aqui para ler a reportagem completa (versão PDF)
Na reportagem especial, a jornalista reforça a importância da rapidez no diagnóstico e no início do tratamento do acidente vascular cerebral (AVC).
"Tempo é cérebro" é mais que um lema: representa a janela terapêutica de 4 horas e meia que pode significar a diferença entre a vida com qualidade ou com sequelas permanentes. O conteúdo de Cinthya Leite une rigor técnico e sensibilidade jornalística para explicar os protocolos de atendimento, destacar a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) e apresentar histórias reais de superação.
Entre os entrevistados, estão especialistas renomados como os neurocirurgiões Igor Faquini e Fernando Travassos, do Hospital Pelópidas Silveira (HPS); a neurologista Ana Dolores Nascimento, do Hospital da Restauração (HR); a médica fisiatra Letícia Gomes de Barros, da Clínica Florence; a enfermeira Andressa Marcante, do HPS; e o diretor-médico do Samu Recife, João Paulo Martins.
Pacientes e familiares também dão voz ao impacto social da doença, como no caso do comerciante aposentado Lenaldo Pereira, 78 anos, que teve um AVC isquêmico e recebeu atendimento em tempo recorde.
A produção da reportagem envolveu ainda a apuração de dados epidemiológicos, protocolos de trombólise e trombectomia, ações de reabilitação precoce e programas como o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do Hospital Pelópidas Silveira, que oferece cuidados pós-alta no âmbito do SUS.
Com essa conquista, Cinthya Leite soma agora 36 prêmios de jornalismo, todos voltados à área da saúde.
A jornalista atua há 23 anos no Jornal do Commercio e é reconhecida pela cobertura consistente de temas como saúde pública, vigilância epidemiológica e ciência. É formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com mestrado em Saúde da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialização em Geriatria e Gerontologia pela Estácio.
"Este prêmio reforça o compromisso do jornalismo com a informação de qualidade e com o fortalecimento do debate público em torno da saúde. O AVC é uma emergência médica que exige ação rápida — e informação correta pode salvar vidas", diz Cinthya.
A jornalista conta que, ao longo de todo o processo de produção da reportagem, um ponto a moveu bastante: a tradução de um tema altamente técnico e urgente para que qualquer leitor pudesse compreender. "E mais do que essa 'tradução', quis ressaltar o quão valioso é reconhecer sinais de alerta, buscar ajuda rápida e entender o funcionamento da rede de saúde. É uma honra representar o Jornal do Commercio em uma premiação nacional, com um conteúdo tão necessário para a sociedade", acrescenta Cinthya.
O reconhecimento da reportagem no prêmio também é celebrado pelo diretor de Jornalismo do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), Laurindo Ferreira. "É com muito orgulho que recebemos mais este prêmio, fruto do trabalho dedicado, relevante e de credibilidade da jornalista Cinthya Leite, titular da nossa coluna Saúde e Bem-Estar. O Jornal do Commercio, junto com Cinthya, tem um foco muito especial na cobertura da área da saúde - e esse compromisso vem gerando reconhecimento nacional. Premiações como a da Boehringer Ingelheim são reflexo do jornalismo sério, consistente e de qualidade que fazemos diariamente no JC", diz Laurindo.
Conheça abaixo todos os vencedores, em ordem alfabética e por categoria:
Categoria impresso
- Ana Rute Alves Ramires
AVC, risco silencioso: como reconhecer a agir diante de um | O Povo - Cinthya Leite
Especial AVC: tempo é cérebro | Jornal do Commercio - Roberto Rivelino de Amorim
AVC e Infarto atrás das grades | O Dia
Categoria online
- Flavia Peixoto Cardoso de Barros
AVC, cada minuto importa | TV Brasil - João Paulo Seabra Nascimento
Série “Segunda Chance” | 5 episódios | Radio Educadora da Amazônia - Paula Alves da Silva
Reportagem mostra histórias de quem teve AVC e superou a doença | MGTV Globo
A Boehringer Ingelheim informa que a data e os detalhes do evento de premiação serão divulgados nas próximas semanas.
Assista abaixo ao episódio do videocast Saúde e Bem-Estar sobre AVC: