DEBATE | Notícia

Saúde ocular: videocast debate sobre tratamentos, exames e avanços no cuidado com a visão

No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual

Por Letícia Mendes Publicado em 22/04/2025 às 11:43 | Atualizado em 22/04/2025 às 12:09

Nossos olhos merecem atenção constante. Do uso excessivo de telas à prevenção de doenças como glaucoma, catarata e degeneração macular, precisamos nos cercar de cuidados.

As doenças oftalmológicas (ou doenças oculares) podem ocorrer por diversos motivos, desde causas genéticas até hábitos de vida. Algumas enfermidades, a médio e longo prazo, podem acarretar problemas na visão e, em diagnósticos mais graves, até levar à cegueira.

Videocast Saúde e Bem-Estar

Esse é o tema central do episódio desta quarta-feira (23) do vídeocast Saúde e Bem-estar, do JC, transmitido às 20h, ao vivo, no JC Play, canal do Jornal do Commercio no YouTube.

Com o tema Visão 360°: Hot topics em saúde dos olhos – tudo o que você precisa saber, o 39º episódio busca entender como identificar sinais de alerta da saúde dos olhos, quando procurar um especialista, quais os exames essenciais e os avanços mais recentes no cuidado com a visão.

Veja quem estará na bancada 

A jornalista e colunista de Saúde e Bem-Estar, Cinthya Leite, e a repórter Maria Letícia Menezes receberão o oftalmologista Durval Valença Filho e o presidente da Sociedade de Oftalmologia de Pernambuco, Vasco Bravo Filho.

O que mostram os números 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente cerca de 285 milhões de pessoas estão visualmente prejudicadas no mundo. Desse total, de 60% a 80% dos casos podem ser evitados e tratados.

No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual.

Enfermidades comuns 

As principais doenças oculares, responsáveis pela maior parte dos atendimentos feitos no Brasil pelos oftalmologistas, são:

  • Catarata
  • Glaucoma
  • Conjuntivite
  • Retinopatia diabética
  • Degeneração macular relacionada à idade
  • Erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia)

 

Compartilhe