INFECÇÃO SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL | Notícia

HIV/aids: Recife oferece PrEP, tratamento capaz de evitar infecção, em todos os sábados de abril

Ações acontecem sem necessidade de agendamento prévio, em quatro unidades de saúde da capital, inclusive no meio do feriadão da Páscoa e de Tiradentes

Por Cinthya Leite Publicado em 06/04/2025 às 18:55

Em todos os sábados deste mês de abril, a estratégia de ampliação do acesso a serviços de prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), em especial HIV/aids, está disponível para a população do Recife, inclusive no meio do feriadão da Páscoa e de Tiradentes.

A ação, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), é uma das mobilizações fundamentais para a eliminação da transmissão do HIV e da aids como problemas de saúde pública.

Além de funcionar nos Serviços de Atendimento Especializado (SAE) da Policlínica Lessa de Andrade e da Policlínica Gouveia de Barros, a iniciativa passa a funcionar na Policlínica Clementino Fraga (Vasco da Gama) e na USF+ Guilherme Robalinho (Pina), sob demanda espontânea, aos sábados de abril. 

O PrPEPara a Prevenção! é voltado para qualquer recifense em situação de vulnerabilidade para o HIV e que, por isso, demande a profilaxia PrEP. Trata-se de um método de prevenção à aids que consiste na tomada diária de uma pílula que contém dois medicamentos (tenofovir + entricitabina). 

Esses medicamentos funcionam ao bloquear alguns caminhos que o HIV usa para infectar o organismo. No caso de quem toma a PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe no corpo. Quem não toma os comprimidos todos os dias pode não ter concentração suficiente do medicamento na corrente sanguínea para bloquear o vírus.

Outras ISTs

Vale salientar que a iniciativa da Secretaria de Saúde do Recife também permite o diagnóstico e o tratamento de outras ISTs, uma vez que oferece insumos como preservativos internos e externos e gel íntimo lubrificante, além de testagem rápida, cujo resultado sai em até 20 minutos.

Em caso positivo, a pessoa é acolhida no próprio SAE ou encaminhada para um serviço de referência para dar seguimento ao tratamento adequado.

"É importante que todas as pessoas sexualmente ativas procurem manter uma rotina regular de testagens, bem como o uso de preservativos, mesmo quem já utiliza a PrEP", diz o coordenador do Setor da Política de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife, Airles Ribeiro.

"Vale salientar que as camisinhas continuam sendo uma das maneiras mais eficazes de evitar o HIV e outras ISTs, pois interrompe o ciclo de transmissão e reforça o cuidado", acrescenta.

O acesso é por livre demanda - ou seja, sem necessidade de agendamento prévio. Para participar, basta ser residente do Recife, maior de 14 anos para a testagem ou 16 anos para o uso da PrEP.

Números

Em 2024, o Brasil alcançou a marca de 104 mil pessoas que fazem uso de PrEP. Esse número é o dobro do quantitativo de dois anos anteriores e bate recorde no País. No início da distribuição da profilaxia em 2018, cerca de 6 mil pessoas iniciaram o uso.

O foco é ampliar a oferta da profilaxia para populações vulnerabilizadas e contribuir para o alcance das metas de eliminação da transmissão vertical de HIV e da aids como problemas de saúde pública no País.

Dias úteis

De segunda a sexta-feira, o PrEP também está disponível no SAE da Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena, Zona Oeste, e no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, Centro do Recife, das 8h às 16h.

O acolhimento e o atendimento são realizados por uma equipe multiprofissional, composta por enfermagem, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais.

Confira a programação completa de abril abaixo:

  • 12/4 - Policlínica Clementino Fraga: R. Japaratuba, 260 - Vasco da Gama (8h às 17h)
  • 19/4 - SAE Gouveia de Barros (temporariamente funcionando da Policlínica Waldemar de Oliveira): Rua do Pombal, 115 - Santo Amaro (8h às 16h)
  • 26/4 - USF+ Guilherme Robalinho: R. do Patrocínio, 264 – Pina (8h às 17h)