Dia Mundial do Rim: Secretaria de Saúde de Pernambuco promove palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce
A campanha destaca a importância da hidratação, alimentação equilibrada e exames regulares para evitar complicações renais graves

A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) promove, na próxima quinta-feira (13), a palestra "Dia Mundial do Rim – Seus Rins estão ok?", em alusão à campanha global voltada para a conscientização sobre as doenças renais.
O evento acontece às 10h, no Auditório da SES, e contará com a participação de especialistas na área, como o coordenador da política de nefrologia da SES-PE, Rodrigo Bezerra, o coordenador da Central de Transplantes da SES-PE, André Bezerra, e o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional PE, Saulo Alencar.
O objetivo do encontro é alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento da doença renal crônica, condição silenciosa que pode ser controlada quando identificada a tempo. Além disso, serão discutidos hábitos saudáveis para prevenir o problema e a necessidade de acompanhamento médico regular.
Prevenção e diagnóstico precoce são essenciais
Segundo Rodrigo Bezerra, a data reforça a necessidade de cuidados preventivos, principalmente porque muitas pessoas desenvolvem doenças renais sem apresentar sintomas aparentes. O diagnóstico da doença pode ser feito de forma simples, por meio de exames de sangue, urina e ultrassom dos rins.
Entre os principais fatores de risco estão a hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, doenças genéticas como a doença renal policística, inflamações nos rins como a glomerulonefrite, além do uso excessivo de medicamentos, especialmente anti-inflamatórios sem prescrição médica.
Embora silenciosas, as doenças renais podem dar alguns sinais de alerta, como inchaço nos pés e tornozelos, cansaço e fraqueza, pressão alta descontrolada, mudanças na urina, além de náuseas, falta de apetite e coceira na pele.
Como manter os rins saudáveis
Para evitar complicações, especialistas recomendam manter hábitos saudáveis, como beber bastante água ao longo do dia, evitar o tabagismo, manter uma alimentação equilibrada, controlar a pressão arterial e o diabetes e evitar o uso abusivo de anti-inflamatórios sem orientação médica.
Além disso, quem tem histórico familiar de doenças renais deve realizar exames periódicos para monitoramento da saúde dos rins.
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />