Ibuprofeno: saiba para que serve e como funciona o fármaco
Sem a necessidade de prescrição médica para a compra do remédio, ele é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE)

O Ibuprofeno é um medicamento genérico usado para aliviar dores e diminuir febre. O fármaco de uso oral pode ser tomado por adultos e crianças a partir dos seis meses de idade, respeitando a dosagem indicada para cada indivíduo.
Sem a necessidade de prescrição médica para a compra do remédio, ele é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE), produzido por diversas empresas, como a Aché Laboratórios Farmacêuticos, Neo Química e Prati-Donaduzzi.
A bula do remédio deve ser lida com atenção, e aconselha-se pedir ajuda a um profissional de saúde antes do seu uso, pois o Ibuprofeno pode causar reações adversas quando tomado em alguns casos de contraindicação.
Para que serve o Ibuprofeno?
O remédio é um analgésico e antitérmico indicado para solucionar problemas como dores nos músculos, costas, dente, cabeça e garganta, além de alguns sintomas de gripes e resfriados, e cólicas menstruais.
O remédio também serve no alívio de sintomas de osteoartritis, artritis reumatoide, reumatismo articular e traumas musculoesqueléticos, além de ajudar pacientes com dores após procedimentos cirúrgicos em diversas áreas.
VEJA TAMBÉM: Quais remédios não se podem ser usados quando se está com dengue?
Como funciona o Ibuprofeno?
De acordo com matéria do UOL, o Ibuprofeno não é um remédio para curar doenças. O medicamento é usado apenas para controlar alguns sintomas.
Segundo o site, independentemente da forma em que ele se apresenta – gotas ou pílulas – ele é absorvido pelo tecido, chega ao alvo, reduzindo a dor, febre ou inflamação, e depois se transforma em produto excretável.
O fármaco age no corpo para bloquear os processos orgânicos que causam a dor e inflamação (enzima COX2). Sua ação começa entre 20 e 30 minutos após a ingestão e seus efeitos duram cerca de 4 a 6 horas.
Ibuprofeno tem dipirona?
De acordo com o site da Drogaria Pacheco, apesar da confusão sobre o assunto, o Ibuprofeno não contém dipirona, já que os dois são fármacos pertencentes a classes diferentes de medicamentos.
Com informações da Prati-Donaduzzi