Chá de louro: fitoterapeuta explica os benefícios da bebida para a saúde
Na medicina popular, o chá de louro é bastante consumido devido às propriedades digestivas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso de chás com plantas medicinais desde que sejam comprovadas a eficácia e a segurança terapêutica.
As folhas de louro são antioxidantes e ricas em óleos essenciais e potássio, fibras, vitaminas B6 e C, magnésio e ácido fólico. É o que revela o estudo da Universidade Federal da Paraíba.
Na medicina popular, são utilizadas em infusão na forma de chás no combate a retenção de líquidos e possuem ação anti-inflamatórias, antirreumáticas, diuréticas, digestivas, hepáticas, expectorantes, estimulantes e antimicrobianas.
A seguir, em entrevista para o Jornal do Commercio, a terapeuta integrativa especialista em fitoterapia, manipulação e uso de plantas medicinais Lucy Amorim explica os benefícios do chá de louro para a saúde.
A Fitoterapia
A especialista explica que a fitoterapia tem crescido devido ao custo-benefício e aos resultados obtidos por pessoas que aderiram à prática, considerando também "a ausência de efeitos colaterais e dependência".
De maneira resumida, a fitoterapia diz respeito à utilização de plantas para a prevenção e/ou tratamento de doenças.
Mas é preciso tomar cuidado: "O tratamento natural precisa passar por uma orientação profissional. Só por ser natural, não significa que o consumo de fitoterápicos, como chás ou a planta in natura, não faça mal à saúde. A planta precisa ser administrada de forma responsável, segura e orientada", explica Lucy.
É preciso tomar cuidado com receitas da internet. Critérios como a identificação e estado de conservação da planta são importantes para um tratamento de boa qualidade e seguro. Em vez de trazer benefício à sua saúde, sem orientação profissional, você pode ingerir um produto de péssima qualidade, que vai gerar outros problemas de saúde", complementa
Lucy alerta também para a existência de plantas tóxicas com efeitos adversos e contraindicações, como para crianças e gestantes, por exemplo. A orientação profissional é sempre necessária.
Ver essa foto no Instagram
Benefícios do chá de louro
"O chá de louro é indicado para problemas gastrointestinais. Ele acalma o intestino e também é um calmante do sistema nervoso".
A bebida ajuda nos desconfortos gástricos, como, por exemplo, gases, flatulências e sensação de estufamento.
Fontes:
SILVA, Edna Carla Araújo; DA SILVA, Maria Carla Cândido; DOS SANTOS, Ivania Samara. CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA FLOR DE HIBISCO (Rosa-sinensis L.) E FOLHAS DE LOURO (Laurus nobilis L.) UTILIZADOS COMO FITOTERÁPICOS E NO CONSUMO ALIMENTAR.
Especialista entrevistado: Lucy Amorim, Fitoterapeuta. Terapeuta integrativa com especialização em manipulação e uso de plantas medicinais.
*Este conteúdo tem apenas fins educativos e não substitui o diagnóstico e/ou orientação profissional.