Traição

O que uma traição causa no organismo? Confira as MAIORES DORES no CORPO HUMANO de quem já foi TRAÍDO e COMO SUPERAR UMA TRAIÇÃO

Luísa Sonza revelou que foi ter sido traída pelo seu ex-namorado Chico Moedas; confira as possíveis repercussões da situação

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Guilherme

Publicado em 21/09/2023 às 8:39 | Atualizado em 21/09/2023 às 12:05
Notícia
X

Na manhã da quarta-feira (20), durante o Programa Mais Você, da TV Globo, apresentado por Ana Maria Braga, a cantora Luísa Sonza revelou ter sido traída pelo seu ex-namorado, Chico Moedas.

As repercussões físicas e psicológicas podem ser as piores possíveis para quem passa pela situação, assim como foi visto com a artista, visivelmente abalada com a situação.

Confira as principais repercussões do que é ser traído na saúde mental e física.

O QUE A TRAIÇÃO FAZ A PESSOA SENTIR?

Além da quebra de confiança, a traição traz repercussões negativas que abalam a saúde mental e física do indivíduo.

De acordo com comentário a emissora CNN, da psicóloga Ana Streit, a traição é um processo traumático que pode deixar sequelas a longo prazo no sujeito:

“Alguns estudos apontam que uma traição pode gerar em quem foi traído um quadro de sintomas muito semelhante ao do TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático)

Isso quer dizer que, emocionalmente e fisicamente, quem foi traído experimenta reações de um pós-trauma, como alguém que foi assaltado ou sofreu um grave acidente de carro, por exemplo

Nesta situação, pensamentos recorrentes e ruminativos sobre a traição geram a sensação de vulnerabilidade e perda de controle em quem sofreu o trauma.”, destacou.

Para o psicólogo Mateus Cavalcanti, a traição gera uma quebra de uma idealização feita em relação a outra pessoa:

"Quando a traição acontece, a pessoa não age de acordo com o conceito construído dela (...) Você ama o que você tem em mente daquela pessoa e ela fez algo não correspondente. A emoção entra em conflito com a expectativa e pode se manifestar de diversas formas", enfatizou.

A TRAIÇÃO PODE LEVAR A DOENÇAS?

Ainda segundo a especialista, a traição pode levar ao desenvolvimento do quadro de ansiedade, causando problemas ligados ao sono e concentração:

“É exatamente o que mostra o estudo publicado no Sexual Addiction & Compulsivity, que revelou que as esposas dos homens que tinham um alto padrão de infidelidade, quando confrontadas aos eventos de deslealdade de seus parceiros, experimentaram sintomas de estresse semelhantes aos vividos pelos indivíduos com TEPT.”, pontuou.

Para Mateus, existe uma carga de sentimentos que não é possível fazer mais nada com ela e, por conta disso, o corpo começa a manifestar sinais de que não está bem fisicamente e mentalmente:

"Quando o corpo não consegue atualizar a carga emocional, transferir para outro lugar, deixar essa carga emocional baixar, ela vira dor", concluiu.

COMO SUPERAR UMA TRAIÇÃO?

Superar uma traição é um processo difícil e longo, mas completamente possível passar por isso com apoio e esforço.

Isso é o que garante a psicóloga Alessandra Araújo, em fala ao Metrópoles, já que, para ela, “Estamos falando de expectativas que foram destruídas por conta de uma ferida emocional, ou seja, um trauma”.

Além disso, a especialista também enumerou algumas dicas para tornar esse processo menos doloroso para quem passou pela situação:

  • Aceite seus sentimentos. É perfeitamente normal experimentar uma grande variação de sensações, incluindo raiva, tristeza, humilhação e confusão. Reconheça esses sentimentos como parte do processo de recuperação;
  • Busque apoio emocional. Fale com seus amigos próximos ou considere fazer terapia ou em grupo. Ter alguém com quem compartilhar seus sentimentos pode ser extremamente benéfico;
  • Priorize o cuidado físico. Mantenha uma dieta equilibrada, faça exercícios regularmente e durma o suficiente. Essas ações podem contribuir para melhorar o seu bem-estar no geral;
  • Liberte-se da culpa injustificada. Lembre-se de que a traição não é sua responsabilidade. Não culpe a si próprio por ações que estavam fora de seu controle. Concentre-se na reconstrução de sua autoestima e confiança. Reafirme suas qualidades positivas e seu valor individual;
  • Aceite e respeite o tempo necessário para ficar bem. Não se apresse em tomar decisões cruciais sobre o relacionamento, processando assim tudo com calma;
  • Tenha em mente que a recuperação depois de uma traição é um caminho que varia de acordo de pessoa para pessoa, e não existe um caminho único para a superação. O mais importante é focar em seu próprio bem-estar emocional e tomar decisões que sejam verdadeiramente benéficas a longo prazo.

VEJA COMO FOI TODA A SITUAÇÃO DA TRAIÇÃO DE NEYMAR COM SUA ATUAL NAMORADA NO VÍDEO ABAIXO:

Tags

Autor