
Muito utilizada para meios medicinais, a cavalinha é uma planta com propriedades medicinais que pertence à família Equisetum arvense. O chá de cavalinha tem diversas funções, que vão de ajudar a emagrecer até ajudar a pressão arterial.
A cavalinha pode ser consumida de diversas maneiras sendo a forma mais comum de consumo o chá de cavalinha mas também pode ser consumido em cápsula.
É importante ficar atento às contra indicações do chá de cavalinha de quem não pode consumir ou evitar fazer uso sem acompanhamento médico ou profissional.
Como fazer chá de cavalinha?
Coloque os talos de cavalinha secos em uma xícara de água fervente e deixe descansar por cerca de 5 a 10 minutos. Coe e beba até 2 xícaras por dia, preferencialmente após as principais refeições do dia.
Não use o chá de cavalinha por mais de uma semana seguida, para evitar a desidratação e eliminar alguns minerais essenciais para o corpo.
Quais os benefícios do chá de cavalinha?
Saiba agora os principais uso do chá de cavalinha:
- Combater a retenção de líquidos
- Ajudar a emagrecer
- Combater a infecção urinária
- Diminuir a pressão arterial
- Manter a saúde dos ossos
- Melhorar o aspecto das unhas e da pele
- Eliminar fungos e bactérias
Lembrando que Mulheres grávidas e lactantes, bem como crianças menores de 12 anos e pessoas com insuficiência cardíaca, pressão arterial baixa e doença renal não são recomendadas para usar o chá de cavalinha devido à sua capacidade de baixar a pressão arterial e ter um efeito diurético.
Quais os efeitos colaterais do chá de cavalinha?
O chá cavalinha é segura para a maioria dos adultos quando consumida por curto período de tempo, de até uma semana, ou conforme orientação de um médico, nutricionista ou fitoterapeuta.
No entanto, quando consumida em grande quantidade, e por muito tempo, pode causar perda de minerais importantes para o corpo, que pode resultar em diarreia, dor de cabeça forte, desidratação, perda de peso, pancreatite, alteração da frequência cardíaca e fraqueza muscular, por exemplo.
Conheça CHÁS e SUCOS que ajudam a BAIXAR o COLESTEROL