CÂNCER DE ESTÔMAGO: Saiba quais os SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE ESTÔMAGO e COMO PREVENIR A DOENÇA
No Brasil, o câncer de estômago é o quarto mais frequente em homens e o sexto entre as mulheres

O câncer de estômago ou câncer gástrico, possui diversos tipos de tumores. O adenocarcinoma é responsável por cerca de 95% dos casos de câncer no estômago.
Outros tipos com, linfomas e sarcomas também acontecem no estômago. Os linfomas são 3% dos casos, já o sarcomas são tumores raros, tendo sua origem nos tecidos que dão inícios aos músculos, ossos e cartilagens.
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de estômago é o quarto mais frequente em homens e o sexto entre as mulheres. O adenocarcinoma atinge, em sua maioria, homens de 60 a 70 anos, tendo 65% dos pacientes com mais de 50 anos.
Veja nesta matéria:
- O que aumenta o risco do câncer de estômago;
- Sinais e sintomas do câncer de estômago;
- como detectar o câncer de estômago.
O QUE AUMENTA O RISCO DO CÂNCER DE ESTÔMAGO?
Em 2022, o Inca registrou cerca de 21.230 novos casos de câncer de estômago, sendo 13.340 homens e 8.140 mulheres. Já em 2020, o Atlas de Mortalidade por Câncer, relatou 13.850 mortes pela doença, sendo 8.772 homens e 5.078 mulheres.
Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolver o câncer de estômago, sendo eles:
- Consumo de álcool;
- Consumo excessivo de sal ou alimentos salgados;
- Tabagismo;
- Ingestão de água de poços com altas concentrações de nitrato;
- Exposição a poeiras da construção civil, de carvão e de metal, vapores de combustíveis fósseis;
- Ter parentes de primeiro grau com câncer de estômago.
A combinação de tabagismo e consumo de álcool, aumenta o desenvolvimento da doença, principalmente quando associada a alguma cirurgia anterior no estômago.
Sendo assim, evitar o tabagismo e o consumo de álcool, manter o peso corporal ideal e a uma alimentação saudável, são formas de prevenir o desenvolvimento do câncer de estômago.
SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE ESTÔMAGO
O câncer de estômago não possui sintomas específicos, mas alguns sinais podem ser observados, sendo eles:
- Perda de peso e apetite;
- Fadiga;
- Sensação de estômago cheio;
- Vômitos;
- Náuseas;
- Desconforto abdominal;
- Dor no estômago ao toque.
Em 10% a 15% dos casos, também podem apresentar vômito com sangue. Sangue nas fezes, fezes escuras e com odor forte também são sinais de câncer no estômago.
COMO PRETA GIL DESCOBRIU CÂNCER PELAS FEZES
COMO DETECTAR O CÂNCER NO ESTÔMAGO?
A detecção precoce é uma parte importante do processo para o tratamento da doença e remoção do tumor em fase inicial, que possibilita o aumento na chance de cura.
A detecção pode ser feita com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos em pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença.
Após a detecção e o diagnóstico da doença, a principal forma de tratamento é a remoção do tumor, através de uma cirurgia. A realização da quimioterapia, antes e/ou após a cirurgia, em geral, aumenta as chances de cura.