PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: foi confirmada data do pagamento dos valores retroativos? Confira os detalhes
Os valores pagos serão retroativos a maio e terão garantia de décimo terceiro

O presidente Lula, durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde informou que o governo irá pagar o piso salarial para os profissionais de enfermagem do setor público.
Os valores pagos serão retroativos a maio e terão garantia de décimo terceiro:
“Tem gente que acha que um salário de uma enfermeira de R$ 4 mil e pouco é caro, mas a pessoa se esquece que, quando vai para o hospital, o médico faz a consulta, receita o remédio, faz a cirurgia, mas quem cuida da gente no resto do dia é exatamente o pessoal da enfermagem. E esse trabalho não pode ser considerado menor”, disse Lula.
No discurso, Lula confirmou o pagamento retroativo a maio, mês em que o ministro Luís Roberto Barroso estabeleceu regras para o pagamento do piso aos profissionais que trabalham no sistema de saúde de estados e municípios nos limites dos valores recebidos pelo governo federal.
ENFERMAGEM VALORIZADA
Em certo momento, Lula argumentou que o trabalho da enfermagem não pode ser considerado menor:
“Tem gente que acha que o salário de uma enfermeira de R$ 4 mil e pouco é caro [...]. Mas é preciso que a gente avalie efetivamente o valor do trabalho por aquilo que ele representa na nossa vida. Quem leva as pessoas para tomar banho, quem vai limpar as pessoas, quem dá comida, quem aplica injeção, quem mede a pressão, quem leva ao banheiro é exatamente o pessoal de baixo, que trabalha. E, por isso, esse pessoal tem que ser valorizado”.
QUANDO OS VALORES RETROATIVOS COMEÇARÃO A SER PAGOS?
Ainda não há uma data oficial do Ministério da Saúde para que os valores sejam creditados nas contas dos profissionais da saúde.
Representantes da enfermagem enviaram um ofício cobrando celeridade da Advocacia-Geral da União sobre a formulação de um documento que será utilizado como parâmetro para todos os profissionais da saúde sobre a implementação do piso salarial.