BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE: entenda como o CHOCOLATE atua na REDUÇÃO dos sinais de ANSIEDADE e DEPRESSÃO
Confira também qual tipo de chocolate é mais indicado para diminuir os sintomas de ansiedade e depressão

O chocolate é um alimento popular em todo o mundo e tem até um dia específico para celebrá-lo: este dia 7 de julho é o Dia Mundial do Chocolate .
No entanto, muitas pessoas desconhecem os benefícios que o consumo de chocolate pode trazer para a saúde mental, incluindo a redução dos sintomas de depressão e ansiedade.
CHOCOLATE REDUZ SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO
Qual tipo de chocolate é mais indicado?
A psicóloga Eniana Pacheco, do Instituto de Educação Médica (IDOMED), afirma que os benefícios do chocolate estão relacionados apenas aos chocolates amargos e meio amargos, que devem ser consumidos com moderação, não ultrapassando 25 gramas por dia. Isso equivale a três ou quatro quadradinhos de chocolate.
Qual a chance de diminuir os sintomas de ansiedade e depressão?
Um estudo publicado na revista Depression & Anxiety mostrou que pessoas que consumiram chocolate amargo durante dois períodos de 24 horas tiveram 70% menos probabilidade de relatar sintomas de depressão em comparação com aqueles que não comeram chocolate.
Por que comer chocolate tem efeito positivo na redução dos sinais?
De acordo com a psicóloga, isso ocorre porque o cacau é rico em triptofano.
É um aminoácido que ajuda o sistema nervoso central a equalizar a produção de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela regulação do humor, do sono, da libido, da ansiedade, apetite e até da temperatura corporal. Pessoas acometidas por depressão tem uma desregulação nesses neurotransmissores.Eniana Pacheco, psicóloga e docente do Instituto de Educação Médica (IDOMED).
OUTROS BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE PARA A SAÚDE
1. Reduz o risco de doenças cardíacas
A professora Geórgia Galvão, do curso de Nutrição e Gastronomia da Wyden, também destaca que o chocolate amargo é benéfico para a saúde do coração, pois estudos mostram que seu consumo moderado reduz o risco de doenças cardíacas.
Estudos também mostram que o chocolate pode melhorar a saúde dos vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial.
2. Fonte rica em minerais
Ainda segundo Geórgia Galvão, o chocolate é uma fonte rica em minerais, como magnésio, ferro e zinco, e antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem o organismo contra danos celulares.
3. Melhora o humor
Além da serotonina, o chocolate também é rico em polifenóis, um tipo de antioxidante que pode ter um efeito calmante e relaxante, promovendo uma sensação de bem-estar e aliviando os sintomas de ansiedade, além de melhorar o humor.
4. Auxilia na concentração
Além dos benefícios para a saúde mental, o consumo de chocolate amargo também melhora a atenção, memória e concentração a curto e longo prazo. Também possui efeito antioxidante e anti-inflamatório devido à alta concentração de flavonoides.
* A psicóloga Eniana Pacheco ressalta a importância de lembrar que o chocolate não deve ser considerado a solução definitiva para distúrbios como depressão e ansiedade.
O tratamento deve envolver psicoterapia, alimentação balanceada e saudável, exercícios físicos, apoio afetivo e, em alguns casos, medicamentos.
É um aminoácido que ajuda o sistema nervoso central a equalizar a produção de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela regulação do humor, do sono, da libido, da ansiedade, apetite e at
Eniana Pacheco, psicóloga e docente do Instituto de Educação Médica (IDOMED).