
Os nootrópicos ou “drogas da inteligência” são substâncias que têm propriedades que estimulam a atividade cerebral, contribuindo para melhorar a memória, capacidade de concentração, o número de conexões entre os neurônios, entre outros.
Algumas substâncias artificiais, como a ritalina, por exemplo, são medicamentos que foram desenvolvidos para ajudar pessoas com problemas cognitivos, e por isso precisam de acompanhamento médico.
No entanto, algumas pessoas (principalmente estudantes) ganham acesso a esses remédios e os usam indiscriminadamente, sem saber que podem estar prejudicando sua química cerebral.
Mas você sabia que existem substâncias naturais que produzem o mesmo efeito, com um risco muito menor?
Veja 10 nootrópicos naturais que melhoram o desempenho cerebral:
1.Cafeína
Presente em alimentos como café, chocolate e chá verde, também pode ser encontrado em cápsulas e aumenta a energia e concentração do organismo.
2.Guaraná
A versão em pó dessa planta é capaz de aumentar a energia e diminuir a ansiedade.
3.Ginkgo biloba
Essa planta pode ser adquirida em cápsulas e aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, aumentando sua eficiência e melhorando a memória.
4.Ginseng
É uma raiz asiática que estimula as células cerebrais, melhorando a concentração e a memorização.
5.Ashwagandha
É uma planta de origem indiana que estimula a produção de novas conexões neurais, aumentando a “inteligência” e a memória.
6.Bacopa monnieri
É uma planta indiana que aumenta a retenção de informação e otimiza a transmissão de impulsos nervosos.
7.Teacrine
É um composto que aumenta a energia, disposição e concentração. Diferente do caf´, ela não traz ansiedade.
8.Feniletilamina
É uma substância que auxilia na comunicação entre os neurotransmissores.
9.Creatina
Bastante utilizada na musculação, o pó de creatina também pode aumentar o desempenho do cérebro e diminuir a fadiga mental.
10.Coenzima Q10
A substância serve para aumentar a energia e tem efeito antioxidante, que ameniza os efeitos do envelhecimento.
Veja também os alimentos que turbinam a memória:
Este artigo e apenas para fins informativos e não substitui uma avaliação médica.
REFERÊNCIAS:
Faculdade Santo Agostinho (FASA) - https://www.researchgate.net/profile/Felipe_Sales/publication/364356919_Prejuizos_clinicos_associados_ao_uso_cronico_de_medicamentos_nootropicos_Clinical_harms_associated_with_chronic_use_of_nootropic_medications/links/634f39ad96e83c26eb3472b5/Prejuizos-clinicos-associados-ao-uso-cronico-de-medicamentos-nootropicos-Clinical-harms-associated-with-chronic-use-of-nootropic-medications.pdf. Acesso em 28/04/2023.
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) - https://revistas.unicentro.br/index.php/guaiaraca/article/view/6180/4240. Acesso em 28/04/2023.
Comentários