SELO VEGANO

10 opções de CHOCOLATE VEGANO para a PÁSCOA

Sociedade Vegetariana Brasileira apresenta as marcas de chocolates certificados com o Selo Vegano

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 04/04/2023 às 17:08 | Atualizado em 04/04/2023 às 17:21
Notícia
X

O mercado de chocolates tem opções veganas para a temporada de Páscoa

O Selo Vegano, da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), possui produtos certificados de dez marcas de chocolates (veja lista ao longo desta matéria)

Para receber o selo de vegano, os produtos e as respectivas composições do chocolate são submetidos a um rigoroso processo de avaliação para posterior aprovação.

Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) ressalta que, apesar de alguns apresentarem declarações alergênicas nos rótulos dos chocolates, como a possibilidade de poder conter resíduos de leite de vaca, nenhum ingrediente de origem animal foi adicionado aos produtos.

"A presença não intencional de resíduos (traços) na composição não representa nenhuma violação da escolha do público vegano, seja de ordem ética, ambiental ou pessoal. Por esse motivo, acreditamos que os produtos com a indicação “pode conter” para resíduos de ingredientes de origem animal possuem condições técnicas para obter o Selo Vegano", esclarece a gerente de Certificação da SVB, Maria Eduarda Lemos.

Portanto, a recomendação da SVB é que o público com qualquer tipo de restrição alimentar ou médica não deve se respaldar no Selo Vegano como referência para consumo.

CHOCOLATES VEGANOS: VEJA LISTA COM OPÇÕES VEGANAS PARA A PÁSCOA

As marcas de chocolate abaixo têm o Selo Vegano.

  1. Cacau Show
  2. Carob House
  3. Le Antoní
  4. Amma
  5. Chocolife
  6. Espírito Cacau
  7. Ferronatto
  8. Nugali
  9. Tnuva
  10. Haoma

QUAIS MARCAS DE CHOCOLATE SÃO VEGANAS? 

Além das marcas de chocolate acima, do Selo Vegano, há outras que também têm opções veganas de chocolate. 

São aquelas que deixam de usar qualquer tipo de produto que tenha origem animal. 

Para a produção de um chocolate vegano, entram produtos como a manteiga de cacau e a de amêndoas. O leite de vaca é substituído por leites vegetais, como o de coco, abacate, amêndoas ou soja. 

Existem alguns chocolates veganos que utilizam emulsificantes no lugar do leite vegetal, pois esses ingredientes ajudam a alcançar uma textura do chocolate tradicional.

Esse é o caso do chocolate 50% cacau da Vitao, que conta com lecitina de girassol. Além de ser vegano, ele também não contém adição de açúcar. 

CHOCOLATE VEGANO CACAU SHOW 

O ovo Bendito Cacao Bean To Bar é uma opção para pessoas veganas, alérgicas à proteína do leite e amantes de chocolate intenso.

SELO VEGANO: O QUE É

A SBV frisa que a aprovação do produto no Selo Vegano depende da ausência de ingredientes de origem animal, além de não permitir qualquer tipo de teste realizado em animais, tanto no produto final, processo de fabricação e cadeia de fornecimento de ingredientes.

Para ampliar a acessibilidade e oferta dos produtos veganos, os critérios de certificação permitem a aprovação de produtos que tenham sido processados em equipamentos usados também para produtos de origem animal - uma vez que não houve qualquer uso, de fato, de animais ou de seus derivados na receita.

O programa da SBV busca fortalecer o mercado vegano, facilitando a identificação desses produtos pelo consumidor e contribuindo para reduzir a demanda por produtos de origem animal.

Durante o processo de certificação, toda a cadeia de produção é criteriosamente avaliada, o que também contribui para educar as indústrias a respeito da causa animal e garantir que tenham respaldo em relação aos fornecedores de ingredientes veganos.

VEGANOS NO BRASIL

De acordo com recente pesquisa realizada pela SVB, em parceria com o Ibope, o número de adeptos da dieta vegetal está em crescimento no Brasil: já são 7 milhões de veganos e 30 milhões de vegetarianos.

A pesquisa aponta ainda que 55% dos brasileiros consumiriam mais produtos veganos se estivessem indicados nas embalagens.


Tags

Autor