SINTOMAS DE COLESTEROL ALTO: veja 7 sintomas de colesterol alto
O colesterol alto é um dos principais responsáveis pelo aparecimento de doenças cardiovasculares

Visto como algo ruim, o colesterol é um tipo de gordura que desempenha funções importantes no organismo, como a produção de alguns hormônios e de vitaminas.
O colesterol passa a ser um problema quando existe excesso do colesterol LDL no organismo, um dos principais causadores da aterosclerose e de outras doenças cardiovasculares - AVC e infarto.
TIPOS DE COLESTEROL: LDL E HDL
E nosso corpo existem dois tipos de colesterol: o HDL (conhecido como o colesterol "bom" e que ajuda o corpo a ter um bom desempenho) e o LDL (o colesterol "ruim", causador de doenças).
Colesterol LDL: é produzido a partir da alimentação. Quando em excesso, aumenta o risco de obstrução da parede das artérias (aterosclerose), de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Colesterol HDL: é produzido pelo fígado e tem a função de eliminar o colesterol ruim das células, desobstruindo as artérias.
LEIA MAIS -> COLESTEROL: Veja lista de ALIMENTOS que aumentam o COLESTEROL RUIM
O QUE CAUSA COLESTEROL ALTO
Um dos principais fatores que causam o colesterol alto (LDL) é a alimentação inadequada, rica em alimentos ultra processados e fontes de gorduras saturadas.
Além disso, tabagismo, comportamentos sedentários e comorbidades (obesidade, diabetes e hipertensão) quando não são controlados, podem aumentar o colesterol.
COLESTEROL ALTO: SINTOMAS
O colesterol alto é um vilão silencioso e só pode ser descoberto através de um exame laboratorial que mostrará a quantidade de HDL e LDL e triglicerídeos presentes no sangue.
Porém, em casos avançados de colesterol alto, pode ocorrer a manifestação dos seguintes sintomas:
- dores no peito;
- falta de ar;
- fadiga;
- dores nas pernas;
- queda de pelos nas pernas;
- pele fria;
- palidez nos dedos.
LEIA TAMBÉM -> COLESTEROL HDL: Saiba o que é e como aumentar o colesterol bom em seu corpo
Cinco sinais de que o colesterol está alto
COLESTEROL ALTO: TRATAMENTO
O tratamento do colesterol alto envolve a adoção de hábitos saudáveis: alimentação, prática de exercícios físicos (30 minutos por dia) e, em alguns casos, uso de medicamentos.
Em casos de obstruções vasculares mais graves, o procedimento cirúrgico (angioplastia) poderá ser indicado pelo médico.
REFERÊNCIAS
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
https://www.coracao.org.br/doenca-aterosclerotica