
Destinado à formação de docentes e à produção de conhecimento científico no campo das neurociências clínica e experimental, o Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (Posneuro), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), completa 25 anos com destaque na formação de pesquisadores que atuam Brasil afora. Ao longo de mais de duas décadas, a Posneuro certificou 238 mestres e 157 doutores.
"Precisamos destacar a qualidade dos nossos egressos. Nos últimos anos, formamos uma quantidade imensa de profissionais que entraram como docentes em universidades públicas", diz a coordenadora da Posneuro, Sandra Lopes de Souza (foto à direita), que é doutora em ciências morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (USP).
Entre os egressos, está a médica psiquiatra Kátia Petribú, professora associada da Universidade de Pernambuco (UPE). Ela fez parte da primeira turma da Posneuro, na qual concluiu o mestrado em 1996. Com atuação em transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e psicoterapia cognitivo-comportamental, Kátia Petribú teve como orientador o também psiquiatra Othon Bastos, professor de várias gerações de médicos e que faleceu em 2016. Em 1997, fez a dissertação de mestrado sobre comorbidade em TOC, laureada com o prêmio de melhor trabalho da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Vinte e dois profissionais fazem parte do time de docentes do programa e 75 alunos estão matriculados nos cursos de mestrado e doutorado. Além deles, há três pós-doutorandos bolsistas. "Durante a formação dos alunos, estimulamos a produção de pesquisas com base na realidade em que vivemos. Há estudo, por exemplo, com sobreviventes dos ataques de tubarão", destaca o psiquiatra e professor Everton Botelho Sougey, titular do Departamento de Neuropsiquiatria da UFPE e um dos fundadores da Posneuro.
Para comemorar os 25 anos do programa, ele organiza um simpósio com uma série de palestras virtuais, realizadas na próxima quarta-feira (11), a partir das 14h. A programação do encontro dará destaque aos marcos históricos da Posneuro, iniciando com a criação, que será relembrada pelo professor Gilson Edmar. Os anos iniciais do programa, seguidos de sua consolidação, serão abordados por Everton Botelho Sougey. Já o professor Marcelo Valença falará sobre a implantação do doutorado na Posneuro e a delimitação do programa como multidisciplinar, o que estimula a troca de conhecimento entre diversas áreas. A inserção das ciências básicas e da neurocirurgia serão tema das apresentações dos professores Raul Castro e Hildo Azevedo, respectivamente.
O encerramento do evento será com reflexões sobre desafios para os próximos anos. A professora Ana Elisa Toscano Meneses Castro, que será a próxima coordenadora da Posneuro, apresentará um planejamento estratégico para os próximos quadriênios. O simpósio dos 25 anos ainda fará uma homenagem a Bezerra Coutinho (1911-2007), um dos fundadores da Escola de Arquitetura e dos cursos de Letras e Filosofia da UFPE.
O evento é gratuito, com transmissão pelo canal do programa no YouTube, através do link: bit.ly/35858uV. Será conferido certificado de participação mediante acesso ao formulário de avaliação, disponibilizado no dia do evento.
Comentários