É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Coxinhas com massa de feijão preto do chef Rivandro - Reprodução/TV Jornal
A conversa no barzinho no fim do expediente, final de semana e as confraternizações precisaram ser suspensas enquanto passamos pelo desafio da covid-19. Além da saudade de encontrar os amigos, a saudade tem sido também das comidinhas que acompanham os ‘bebes’. Que tal preparar petiscos de boteco no conforto e segurança da sua casa e o melhor, com dicas do chef Rivandro França do Sabor da Gente? Certeza que vai sair muito petisco profissional da sua cozinha.
Dadinhos de tapioca - Reprodução/TV Jornal Comidas típicas
NoBrasil, o boteco ("buteco") ou botequim ficou, tradicionalmente, conhecido como um lugar que serve de encontro entreboêmiose onde se procura uma boa bebida,petiscosbaratos e uma conversa sem compromisso. Mas você já parou para pensar na riqueza de nossa culinária de boteco? Nos cardápios dos barzinhos pelo Brasil, há uma enorme variedade de petiscos, bolinhos e frituras irresistíveis. Entre os maiores clássicos, estão receitas simples e muito gostosas, como croquete, bolinho de bacalhau, frango a passarinho… E, mesmo assim, ainda há espaço para inovar.
Receitas
Para fazer em casa, separamos algumas receitas do chef Rivandro França, e podemos adiantar que são deliciosas, acessíveis para o seu bolso e você pode utilizar ingredientes que já tem em casa, sem precisar sair para ir ao mercado. Confira.
Coxinha
Coxinha é um petisco indiscutivelmente estrela em festinhas e nos bares, com um bom molho para acompanhar ou sequinha mesmo e bem quentinha, ela é a paixão de todo brasileiro. Que tal aprender receitas super especiais com o chef Rivandro?
Chama no Zap!
Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp
Ingredientes 300 g de feijão preto 3 xícaras de farinha de trigo 1 xícara de requeijão cremoso 3 dentes de alho Azeite de oliva à gosto 2 cebolas picadas 1 tomate picado 1 pimentão picado 1 xícara de arroz branco cozido Coentro à gosto 3 pimentas de cheiro verde 1 xícara de bacon em cubos 1 xícara de calabresa defumada Páprica picante a gosto 2 xícaras de farinha panko 2 xícaras de farinha de trigo para empanar 3 colheres de shoyu 2 ovos
Modo de Preparo Aqueça o azeite oliva, doure o alho, em seguida acrescente parte da cebola, do pimentão, coentro, pimenta de cheiro, páprica, o tomate e deixe refogar; Em uma frigideira coloque um fio de azeite, acrescente a calabresa e o bacon, mexendo até dourar; Misture o refogado com a calabresa, o arroz, o bacon, finalize com o shoyu e reserve. Para a massa Aqueça o azeite, acrescente a cebola, o pimentão, em seguida coloque o feijão, deixe pegar fervura, apague o fogo e passe no liquidificador; Retorne o caldo para a panela em fogo baixo e acrescente o trigo aos poucos até obter uma massa lisa; Separe as porções, recheie com a mistura de bacon, modele em formato de coxinha, empane passando no trigo, depois nos ovos e por último na farinha panko; Frite em óleo por imersão até dourar; Monte o prato com o requeijão e disponha as coxinhas por cima.??Coxinha de Flocão recheada com charque
Ingredientes 200 g de flocão 100 g de macaxeira cozida 50 g de farinha de arroz 200 ml de caldo de frango 1 cebola Coentro Açafrão 2 ovos Sal à gosto 300 g de charque desfiada e dessalgada
Modo de Preparo Refogue meia cebola picada, o coentro e o açafrão; Coloque o refogado, a macaxeira e o caldo de frango no liquidificador e bata bem até virar um purê; Coloque o purê em uma panela e adicione o flocão de milho; Leve ao fogo baixo e mexa até ferver; Quando ferver, adicione a farinha de arroz e continue mexendo até obter uma massa; Refogue a charque desfiada e dessalgada com o restante da cebola e do coentro; Com a massa e o recheio prontos, é só modelar a coxinha e empanar passando no ovo e no flocão. Dica de fritura:óleo de coco.
Dadinho de tapioca
Ingredientes 250g de farinha de tapioca granulada 500ml de leite líquido integral 250g de queijo do reino Sal a gosto Óleo para fritura 1 colher de sopa de canela em pó 5 colheres de açúcar refinado Sorvete a gosto 5 colheres de sopa de geleia de goiaba picante
Modo de Preparo Aqueça o leite em uma panela.Quando o leite estiver bem quente, desligue o fogo, adicione o queijo do reino ralado e continue mexendo.Logo em seguida adicione a farinha de tapioca granulada e continue mexendo.Adicione uma pitada de sal.Pare de mexer quando todos os ingredientes estiverem bem misturados.Despeje em uma forma coberta com plástico filme, cubra em cima também e leve para a geladeira por 30 minutosDepois retire da geladeira, corte em quadradinhos (dadinhos) e frite aos poucos em óleo quente ou coloque no forno até dourar. Reserve.Misture o açúcar e a canela em pó e espalhe em um prato.Polvilhe os dadinhos com essa mistura Sirva em seguida acompanhado da geleia de goiaba com sorvete.
Camarão empanado
Ingredientes 15 camarões grandes 250 g de tapioca granulada 250 g queijo coalho ralado 500 ml leite morno 1 pitada de pimenta do reino 1 colher de chá de páprica picante 2 dentes de alho 1 xícara de goiabada cremosa 1 colher de chá de molho de pimenta Coentro a gostoSal a gosto
Modo de Preparo Doure o alho na manteiga, adicione os camarões, ajuste o sal, finalize com coentro e reserve.Coloque o leite no fogo, e antes que pegue fervura, desligue. Adicione a páprica, a tapioca granulada, o queijo ralado e mexa até absorver todo líquido, ajuste o sal.Ainda com a massa morna, empane os camarões e frite em óleo quente.Misture a goiabada com o molho de pimenta e sirva acompanhando os camarões.
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco e Radialista pelo Senac Pernambuco.
No Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, tem passagem pela TV Jornal, pela TV JC (a webtv do SJCC), em Mídias Sociais como Repórter e no núcleo de Inovação e Novos Negócios.
Atualmente é coordenadora do JC360, núcleo de Branded Content do SJCC.